21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Exemplar da CowParade SC ensina arte e cultura de Florianópolis na escola e na rua

spot_img

Exemplar da CowParade SC ensina arte e cultura de Florianópolis na escola e na rua

spot_imgspot_img

A ideia era participar da maior exposição de arte a céu aberto do mundo, integrando cultura e educação. A proposta partiu da artista plástica e designer, Renée Melo, para Ângela Diener, diretora da Escola Dinâmica, onde cursou o Ensino Fundamental. A instituição abraçou o projeto e assim nascia mais uma vaca no rebanho da CowParade SC. Ela está exposta até o dia 27 de janeiro no calçadão da Avenida Beiramar Norte.

Antes mesmo de receber as primeiras pinceladas, a vaca já tinha nome. Ela se chamaria: Cowfabeto Floripa. No quadro em branco, em forma de bovino, sobre um material de fibra de vidro, Renée Melo estampou um alfabeto diferente. Pelo corpo da vaca, as letras de A a Z, e cada uma com símbolos registrando a cultura na Ilha da Magia. Bruxa, renda de bilro, casario açoriano, surfe e tainha são algumas figuras que estampam a vaca.

A artista Renée Melo é manezinha, ex-aluna da Escola Dinâmica e apaixonada pela identidade visual de Florianópolis. Na Itália, ela acumulou o melhor das técnicas visuais em seu currículo, com um master em New Entertainment Design e assinando uma instalação na Semana de Design de Milão. Na CowParade ela divide a assinatura da obra com os alunos da Dinâmica, que ajudaram a pintar a vaquinha.

O projeto acolhido pela Escola contemplou ainda atividades em sala de aula. Antes de iniciar os trabalhos artísticos, os alunos aprenderam mais sobre a história e cultura de Florianópolis e interagiram com Reneé. Para Ângela Diener, diretora geral da Escola Dinâmica, “o contato das crianças com uma obra de estética voltada aos saberes da Ilha aproxima os pequenos da arte e enfatiza a origem dos símbolos da terra”. “Está sendo uma oportunidade única para inserção no cenário artístico, muitas vezes distante do dia-a-dia das crianças”, afirma Ângela.

Crédito da foto: Carol Rivello

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img