23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Exposição “Vinhos e Vidas” abre a galeria Chardonnay em Florianópolis

spot_img

Exposição “Vinhos e Vidas” abre a galeria Chardonnay em Florianópolis

spot_imgspot_img

Mais de 20 obras de artistas catarinenses compõem o acervo da primeira mostra da Galeria Chardonnay, da Vinho e Arte

Vinho é arte, concordam apreciadores e degustadores do assunto. E também inspira criação. O tema já foi deleite de vários artistas catarinenses como Juarez Machado, Nelson Teixeira, Rodrigo de Haro, Luciano Martins, Tereza Martorano e George Peixoto, que exploraram aspectos singulares e também subjetivos das sensações despertadas pelo precioso líquido. O conjunto de obras está reunido na exposição que leva o nome “Vinhos e Vidas”, na nova Galeria Chardonnay, integrada ao Vinho e Arte, espaço idealizado com este propósito de desfrute. A vernissage será nesta quinta-feira (05), a partir das 19h, em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis (SC).

No acervo, imagens pinceladas retratam a degustação entre amigos, a sensualidade implícita, momentos, produção e a bucólica serra catarinense. “Vinho e arte harmonizam muito bem. Despertam todos os sentidos. Escolhemos este primeiro tema para abertura da nossa galeria Chardonnay, exibindo grandes obras de nossos artistas. O espaço foi criado para apreciação de arte, priorizando os trabalhos nacionais”, destaca Acari Amorim, jornalista, sommellier e idealizador da Vinho e Arte. A mais famosa região produtora de vinho da França, Bordeaux, está presente nas serigrafias de Juarez Machado. São seis telas que reproduzem cenas da colheita, produção e apreciação dos vinhos do velho mundo. Nelson Teixeira cedeu à mostra a obra “Dia da Colheita”, uma sensual pintura – de quase três metros – que harmoniza a delicada silhueta feminina às formas e jogo de sensações visuais.

Rodrigo de Haro e Luciano Martins transmitem cenários de degustação, taças à mão, companhias e introspecção. De São Joaquim, Tereza Martorano expressa através da sua pintura naif as belas características da serra catarinense. “Poemas que a Terra Escreve – Árvores de Tereza Martorano” apresenta uma íntima convivência da artista com a natureza e a observação de ciclos. O trabalho é formado por 20 telas de grandes formatos e sete esculturas em aço escovado.

Como acervo fixo da casa, está a última obra do cartunista Sérgio Bonson, livre para apreciação permanente. Amigo próximo do jornalista Acari Amorim, o quadro sobre Florianópolis foi pintado uma semana antes do artista falecer. “Pedi para ele fazer especialmente para a casa de vinhos que estava pensando em montar. É uma obra que faz parte da Vinho e Arte e será uma homenagem a ele, minha e dos amigos que ele tinha”, lembra Amorim. A exposição “Vinhos e Artes “fica em cartaz até o dia 5 de julho.

Vinho e Arte – Recém-inaugurada em Santo Antônio de Lisboa, a casa conta com a Cantina Sangiovese – com cardápio do chef Helton Costa – , Adega Cabernet – 1.500 garrafas com rótulos catarinenses, nacionais, internacionais, orgânicos e biodinâmicos. Espaço para eventos e a galeria de arte Chardonnay, onde serão expostas obras de artistas do país.

O que: Vernissage “Vinhos e Vidas”, exposição que inaugura a galeria Chardonnay, no espaço Vinho e Arte
Quando: 5 de maio
Horário: a partir das 19h
Rua Padre Lourenço de Andrade, 496
200 metros do trevo de entrada para o bairro Santo Antônio de Lisboa

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img