19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Exposição SUS: a saúde do Brasil é destaque em Florianópolis

spot_img

Exposição SUS: a saúde do Brasil é destaque em Florianópolis

spot_imgspot_img

Mostra ficará em exibição no Centro de Ciências da Saúde da UFSC

A Secretaria Municipal da Saúde , em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, traz a Florianópolis a exposição SUS: a saúde do Brasil. A mostra é organizada pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde e conta a história dos 20 anos do Sistema Único de Saúde. A solenidade de abertura oficial acontece na terça-feira, a partir das 17 horas, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento, com apresentação de vídeos e painéis, fica em nossa cidade até o próximo dia 19 de novembro com entrada franca. “O SUS é o plano de saúde da grande parcela dos Brasileiros, precisa ser conhecido e respeitado por todos”, destaca o titular da pasta na capital, João Candido da Silva um dos idealizadores do sistema na década de 80.

A exibição apresenta os aspectos mais essenciais da saúde no país, por meio de uma abordagem didática, lúdica e criativa. Com isso, procura estimular a participação cidadã e a reflexão sobre a importância da melhoria e promoção da atenção integral, igualitária e universal à saúde para todos os brasileiros.

Com uma narrativa leve, por meio de personagens infantis, a mostra convida o visitante a reconhecer e absorver a informação dentro de um contexto histórico, de forma a contribuir para sua percepção como protagonista das políticas públicas.

Mostra de vídeos

A exposição também apresentará uma mostra de vídeos do acervo do CCMS, seguida de debates. Para discutir os temas “Aids”, “Humanização do SUS e Controle Social” e “Saúde Mental e Matriciamento”, a Secretaria Municipal de Saúde convidou representantes de diversas instituições.

Dia 17 de novembro, quarta-feira, das 13h às 18h (sala 908, térreo)
Tema: Aids
Coordenadora: Andréia Giaconozzi, doutora em Psicologia pela UFSC, psicóloga da Vigilância Epidemiológica – SMS de Florianópolis

Dia 18 de novembro, quinta-feira, das 13 às 18h (sala 901, térreo)
Tema: Humanização do SUS e Controle Social
Coordenadores: Darcy Zamora, secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis, e Jorge Zepeda, gerente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf/Florianópolis)

Dia 19 de novembro, sexta-feira, das 13h às 18h (sala 922, último andar)
Tema: Saúde Mental e Matriciamento
Coordenadora: Sonia Leitão Saraiva, gerente dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps/Florianópolis)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img