27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Família de Jorge Lacerda lança site em homenagem ao ex-governador de SC

spot_img

Família de Jorge Lacerda lança site em homenagem ao ex-governador de SC

spot_imgspot_img

Portal que já pode ser acessado no endereço www.jorgelacerda.com.br traz toda a trajetória de Jorge Lacerda contada através de fotos, discursos, livros e outras lembranças. Lançamento oficial do site acontece no dia 14 de outubro, às 19h30, na ACIF em Florianópolis.

No mês em que o ex-governador do Estado de Santa Catarina, Jorge Lacerda, morto tragicamente em um acidente aéreo, comemoraria o seu aniversário de 96 anos, sua família resgata a sua história e lança o site www.jorgelacerda.com.br. Uma homenagem póstuma a ele que foi considerado pelo povo um político iluminado, além de ter realizado em seu curto período de mandato, obras fundamentais para o Estado, como a construção da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje complexo Termelétrico Jorge Lacerda e o início das obras do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Produzido pela 9MM propaganda, o site que será lançado oficialmente às 19h30, do dia 14 de outubro, seis dias antes do aniversário de Lacerda – ele nasceu em 20 de outubro de 1914 – na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), traz um resumo da vida e obra de Jorge Lacerda, contado através de palavras, imagens, discursos, obras literárias e memórias de um homem que conseguiu ser a um só tempo forte e atuante na política, sem deixar a intelectualidade de lado.

De acordo com o neto de Jorge Lacerda, Aderbal Lacerda da Rosa, foram necessários oito anos para recuperar imagens, arquivos e áudios, do ex-governador. Todo esse material, antes de fazer parte do acervo do site foi transformado no premiado documentário “Memórias de Jorge Lacerda”, produzido por Roberto Lacerda Westrupp, e que hoje também pode ser conferido no portal, na seção ‘filme’. “A intenção da nossa família é fazer com que todos possam ter acesso a um período muito importante da história de Santa Catarina, além de manter viva a memória deste grande homem que foi o meu avô”, explica Aderbal Lacerda da Rosa.

No site ainda é possível navegar pelas seções ‘sua vida’, ‘história’, ‘fotos’, ‘discursos’ e ‘livro’. Na seção ‘fotos’ é possível acompanhar a infância, adolescência e idade adulta de Lacerda com imagens que ilustram a vida acadêmica nas faculdades de Medicina no Paraná e Direito em Niterói, o seu casamento com a senhora Kyrana e a chegada dos filhos. Lá também é possível visualizar os seus feitos como deputado e governador, até chegar às manchetes dos principais jornais do país depois de sofrer um trágico acidente aéreo, no dia 16 de junho de 1958, aos 43 anos.

Em ‘discursos’ é possível fazer o download de cada um deles ou ouví-los on-line e clicando no ícone ‘livro’ é possível ter acesso as obras “Democracia e Nação: discursos políticos e literários” e “Jorge Lacerda: Uma Vida Muito Especial”. Na segunda, o desembargador Noberto Unagaretti se refere a Jorge Lacerda como uma pessoa humana que nunca se deslumbrou com o poder e nem sacrificou a interesses subalternos os princípios e valores que não acreditava e ainda o descreveu de forma afetuosa. “Inteligentíssimo, tinha boa cultura literária e filosófica. Falando ou escrevendo sua frase era cheia de colorido e sonoridade. Bem humorado, às vezes irônico, observador atento de pessoas e coisas, a convivência com ele era agradável também do ponto de vista intelectual”, conclui.

Campanha

Concomitante ao lançamento do site, a família Lacerda lança uma campanha para coletar fotos, gravações, cartas, entre outros objetos que tenham pertencido a Jorge Lacerda ou que ajudem a contar a história deste grande homem. Aqueles que tiverem algum material que possa contribuir com o acervo do ex-governador podem entrar em contato com a família Lacerda através do site, na seção “deixe uma mensagem”.

A campanha teve início depois que a senhora Iria Zimmermann entrou em contato com a família para entregar-lhes uma das peças do avião em que estava Jorge Lacerda, quando sofreu o acidente. A peça havia sido recolhida por Antônio Zimmermann, amigo do ex-governador, no local do acidente, em 1958, e ficou guardada por mais de 50 anos. Esta semana, a senhora Iria Zimmermann, esposa de Antônio Zimmermann, fez questão de devolver a lembrança à família. O contato foi feito através do site www.jorgelacerda.com.br.

Jorge Lacerda

Nascido no dia 20 de outubro de 1914, em uma cidade do Paraná chamada pelos Índios Carijós de “Grande Mar Redondo”, a cidade de Paranaguá, Jorge Lacerda era filho de descendentes gregos.

Estudou o ginasial em Florianópolis, no Colégio Catarinense. Formou-se em Medicina no Paraná e cursou Direito na Universidade de Niterói, no Rio de Janeiro, local em que trabalhou como jornalista na área de cultura e foi oficial de gabinete do Ministro da Justiça Adroaldo Mesquita da Costa. Foi eleito deputado federal em 1950 e 1954. E em 1956, foi eleito governador do Estado de Santa Catarina.

Entre as suas principais obras estão a criação da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje complexo Termelétrico Jorge Lacerda; a construção de 48 escolas, 50 pontes e 10 estradas, além do Fórum de Tubarão, da Coletoria de Joaçaba e do Edifício das Diretorias, em Florianópolis. Na área cultural apoiou a gravação do primeiro longa-metragem catarinense “O preço da ilusão” e reformou o Museu de Arte de Santa Catarina, incorporando ao acervo obras de pintores nacionais e internacionais.

Jorge Lacerda faleceu em um acidente aéreo, em São José dos Pinhais, no dia 16 de junho de 1958, aos 43 anos idade. No mesmo desastre, morreram o ex-presidente da república Nereu de Oliveira Ramos e o deputado federal Leoberto Leal, ambos de Santa Catarina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img