26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Festival Internacional de Teatro de Objetos pela primeira vez em Florianópolis

spot_img

Festival Internacional de Teatro de Objetos pela primeira vez em Florianópolis

spot_imgspot_img

Entre os dias 12 e 15 de novembro, o público de Florianópolis vai poder conferir, gratuitamente, 76 apresentações com 13 companhias oriundas do Brasil, Argentina, Israel, Itália, França e Espanha no Festival Internacional de Teatro de Objetos, evento inédito na ilha. Segundo a curadora do festival, Lina Rosa “o Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica. O festival funcionará das 16h às 22h nos quatro dias de evento que será realizado na Praça da Cidadania Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

“Não há um consenso sobre isso, mas penso que o Teatro de Objetos pertence ao Teatro de Animação, mas não é um Teatro de Bonecos, tampouco um Teatro de Atores. Os espetáculos – dramaticamente fortes, porém delicados – mostram objetos que se transmutam em formas inusitadas e as apresentações provocam e emocionam o público. Mais do que humanizar objetos, este teatro procura associá-los a uma imagem ou idéia, através de sua forma, movimento ou função. Por exemplo um furador de papel pode ser um sapo, um martelo um personagem rude, violento”, diz Nini Beltrame, professor de teatro da UDESC que participa do evento.

Esta será a maior edição do FITO que, além das apresentações, promoverá oficinas, feira de objetos, espaço Fito Foto e um show do artista Tom Zé no sábado (13 de novembro) à noite. Para receber o evento, foi criada uma estrutura cenográfica especial, teatros climatizados e minissalas de espetáculos totalizando uma área de 2.300 m². São três salas com capacidade para receber até 200 pessoas e uma quarta com capacidade para 50 espectadores. O local também irá abrigar tendas de alimentação e cenografia interativa onde os visitantes poderão manipular objetos gigantes com ajuda de arte-educadores e espaço cenográfico para cliques do público. O evento comporta milhares pessoas ao longo dos quatro dias.
Criado em 2009, o festival já percorreu as cidades de Porto Alegre(RS), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), mas é a primeira vez que se apresenta em Santa Catarina. O evento é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-SC/ FIESC)

Confira as atrações do FITO

Desfile Performático – na abertura e no fechamento do FITO, o público se depara com uma banda local e dez objetos gigantes que estarão espalhados pelo espaço, fazendo evoluções. Entre as atrações, uma pistola irá rodopiar e disparar balas-guloseimas coloridas, um isqueiro aceso será perseguido por um extintor, uma camiseta será paquerada por um ferro de passar que solta fumaça ao encostar nela, e um par de tênis tentará escapar de um desodorante aerossol que solta spray perfumado.

Cenografia Interativa – Uma exposição interativa de objetos permitirá ao público manipular objetos gigantes com a ajuda de arte educadores. Entre os objetos, um abajur que adormece e um despertador que toca a toda hora; três secadores de cabelo cantores; um grande aquário com objetos sendo manipulados de forma inusitada; bailarinas em formato de saca-rolhas gigantes que rodopiam manipulados por uma manivela; lâmpadas de diversos tamanhos e cores que dançam e se movimentam como plantas;

Espetáculos – 13 grupos do Brasil, Agentina, Israel, França, Itália e Espanha promoverão 76 apresentações ao longo do FITO em quatro salas com capacidade para até 200 pessoas. As apresentações serão entre 16h e 22h.

Fito Mostra Viva – performances curtas realizadas por atores em quatro missalas para pequenos grupos. Após finalizada a performance, o ator explica ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convidará alguns espectadores a participar da cena.

Fito Feira – mostra de objetos interessantes ou inusitados, além de antiguidades, que poderão ser adquiridos pelos visitantes

Foto Fito – Espaço interativo cenográfico onde o público é fotografado ao ‘bailar’ com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus que vai dar a característica ao cabideiro/ parceiro de dança. O visitante leva pra casa como lembrança a foto impressa.

Stand SESI-SC/ FIERSC – aqui o visitante poderá conferir obras de arte e performances feitas a partir de objetos da indústria

SERVIÇO

Festival Internacional de Teatro de Objetos – FITO 2010
Data: 12 à 15 de novembro
Local: . O festival funcionará das 16h às 22h nos quatro dias de evento que será realizado na Praça da Cidadania Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Entrada Franca
Programação – http://www.fitofestival.com.br/programacao

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img