A Gerência de Praças e Arborização Pública da Floram (GEPAP) está realizando uma ação preventiva na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis. Serão removidos os galhos secos e sem vitalidade, evitando sua queda.
Luiz Pazini Figueiredo, Chefe do Departamento de Praças e Arborização, estava no local realizando o controle ambiental e afirmou que “os galhos secos estão caindo com frequência e são carregados pelo vento, podendo atingir algum transeunte. Com essas alterações climáticas acontecendo, a ação preventiva é fundamental”.
Os munícipes logo notaram a ação da Fundação e começaram a perguntar sobre o corte e poda de árvores. Luiz Pazini disse que “o trabalho que está sendo realizado é justamente para proteger as pessoas e evitar que aconteça algum acidente. Nenhuma árvore saudável será cortada ou derrubada”.
A Praça XV está sendo interditada em pequenos blocos para não interromper completamente a passagem. As árvores são analisadas, podadas e algumas plantas parasitas (que sugam a seiva) estão sendo removidas. Rogério Lio, funcionário da empresa Rohr de Paisagismo e Jardinagem, afirmou que até o fim do dia serão retiradas cerca de 15m³ de galhos e folhas.
galeria de imagens