17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis Convention & Visitors Bureau é o Top One do Turismo

spot_img

Florianópolis Convention & Visitors Bureau é o Top One do Turismo

spot_imgspot_img

Festa de premiação foi marcada pela divulgação do Top One, case de maior nota entre os vencedores.

A ADVB/SC entregou nesta sexta, dia 7 de outubro, no espaço Acqua, parque Beto Carrero World, em Penha/SC, o prêmio Top Turismo 2011. Os dez melhores trabalhos realizados com o objetivo de incrementar o potencial turístico catarinense foram premiados. No evento foi anunciado o Top One, case de maior nota entre os dez vencedores: Florianópolis Convention & Visitors Bureau, com o trabalho “Florianópolis, a terceira cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais”. “Através desse prêmio, o corpo de jurados reconhece o melhor dos cases premiados que serve como inspiração para os operadores do turismo em nosso estado”, pontua a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares. “A chancela da ADVB/SC, com toda a credibilidade e respeito que a entidade possui no mercado, é muito importante para darmos andamento a projetos inovadores e eficazes na área do turismo”, salienta Eugênio Neto, presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau.

No período da tarde a ADVB/SC promoveu, em parceria com o Centro de Divulgação Ambiental (CDA), o Seminário de Turismo Responsável com atividade para crianças de conscientização sobre o uso racional da água e dos recursos naturais, além da apresentação dos dez cases vencedores. “Um dos pilares de nossa atuação é a capacitação, por isso inovamos neste ano, fomentando uma capacitação diferenciada para as crianças, ajudando a preparar os líderes de amanhã”, fala a presidente da ADVB/SC. As crianças presentes puderam conferir um vídeo e ouvir uma história representada pela equipe do CDA a respeito do tema água. O objetivo foi fazer com que as crianças aprendessem brincando como evitar o desperdício de água, a respeitar a natureza, a organizar e separar o lixo adequadamente, além de valorizar a cultura e o patrimônio histórico.

A segunda parte do evento teve início às 16h e consistiu na apresentação dos dez cases vencedores. Ao todo, 33 cases foram inscritos para concorrer ao Top Turismo. Todos passaram pela avaliação dos jurados: Alexandre Fernandes, Secretário de Estado da Secretaria Especial de Articulação Internacional e Rubens Régis, presidente da Associação dos Resorts do Brasil, entre os dias 22 de agosto e 5 de setembro. A dupla foi responsável por avaliar todos os trabalhos inscritos e selecionar os dez melhores. “Os cases estavam de muita qualidade”, diz o jurado Rubens Régis.

Os eventos, que recebem apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo), são uma parceria entre a ADVB/SC e o Governo do Estado de Santa Catarina que entregou, na mesma ocasião, o Troféu Beto Carrero de Excelência do Turismo a uma personalidade, um município e um empreendimento turístico catarinense. Os vencedores do Troféu Beto Carrero foram selecionados através de votação no site da Santur, na primeira fase, e votados, na segunda fase, pela presidente do Conselho Estadual de Turismo, Joceli de Almeida Ulhôa Cintra; pelo secretário executivo, Joel Euzélio de Campos; e os demais membros do Conselho. O município vencedor foi a capital Florianópolis, o empreendimento Oktoberfest e a personalidade Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica.

Confira os dez cases vencedores do Top Turismo (em ordem alfabética)

TOP ONE | Empresa: Florianópolis Convention & Visitors Bureau
Case: Florianópolis, a terceira cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais.

Empresa: Attitude Promo
Case: Fomentando o Turismo de Negócios em Santa Catarina e gerando impacto sócio-econômico em períodos de baixa sazonalidade.

Empresa: CDL Rio do Sul
Case: Show de Natal-Festival de corais do Alto Vale do Itajaí 2010.

Empresa: Grupo RIC
Case: A contribuição do Grupo RIC para o incremento do Turismo Catarinense.

Empresa: Icon Full Marketing
Case: Reveillon Boutique – estratégia e planejamento para conquistar turistas nacionais e internacionais

Empresa: Pousada Vila do Farol
Case: Pousada Vila do Farol: uma nova luz sobre Bombinhas.

Empresa: Prefeitura Municipal de Rio Negrinho
Case: Natal Encantado Rio Negrinho

Empresa: Prefeitura Municipal de Pomerode – Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
Case: Promovendo o turismo de Pomerode através do portal www.vemprapomerode.com.br

Empresa: Tourfilm Brazil
Case: Tourfilm Brazil

Empresa: Zoo Pomerode
Case: Educação ambiental, cultural, preservação e conservação das espécies animais.

Resumo dos cases vencedores do Top Turismo ADVB/SC 2011

TOP ONE | Florianópolis Convention & Visitors Bureau
Case: Florianópolis, a terceira cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais.
Com a capital catarinense já consolidada no circuito nacional de eventos, o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau impôs-se o desafio de incrementar a realização de congressos e feiras internacionais na cidade. Para isso, desenvolveu um trabalho de captação ousado, que inclui promoção constante junto ao trade turístico. A entidade identifica a oportunidade, busca o proponente, desenvolve e acompanha a defesa da candidatura e dá todo o apoio para a sua realização. Os resultados – como o terceiro lugar no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês) entre as cidades brasileiras, seu melhor desempenho na história – revelam o profissionalismo de sua equipe, de seus associados e da rede local de prestadores de serviços nas áreas ligadas a eventos.

Attitude Promo
Case: Fomentando o Turismo de Negócios em Santa Catarina e gerando impacto sócio-econômico em períodos de baixa sazonalidade.
Com o objetivo de manter a economia catarinense aquecida mesmo em época de baixa sazonalidade, a Attitude Promo, empresa catarinense cuja expertise é organizar eventos corporativos, técnicos e científicos, resolveu intensificar suas ações na captação e gestão de grandes eventos para o período considerado de baixa temporada, em Florianópolis. Para isso, promoveu uma séria de ações promocionais, entre elas, a elaboração de um curta metragem com as atrações da cidade e a criação do Cartão Vip, que oferece descontos exclusivos enquanto o turista estiver na cidade, em uma parceria, com bares, restaurantes, casas noturnas e outros. O resultado desta ação tem sido positivo. Considerando apenas dois dos eventos realizados pela empresa no segundo semestre de 2010, verificou-se que os congressistas deixaram na cidade cerca de R$17 milhões, dos quais R$10 milhões foram provenientes diretamente dos participantes e R$7 milhões em despesas para a realização e concretização dos mesmos.

CDL Rio do Sul
Case: Show de Natal-Festival de corais do Alto Vale do Itajaí 2010
Nas noites em que o comércio abre as portas para as vendas natalinas, a CDL de Rio do Sul realiza um vasto projeto que envolve toda a comunidade com apresentação, na praça Ermenbergo Pellizzeti no centro da cidade, de corais de todo o Alto Vale, de bandas regionais e um grande show nacional que, no ano de 2010, reuniu um público de 15 mil pessoas. Além disso, a cidade é toda decorada e a os comerciantes são convidados a participar com montagem de presépios e demais enfeites. O evento é gratuito e tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, o Sindicato Patronal do Comércio Varejista e várias empresas e entidades do município. No ano de 2010, o Show de Natal,Festival de Bandas e Corais do Alto Vale do Itajaí contou com um público de mais de 50 mil pessoas.

Grupo RIC
Case: A contribuição do Grupo RIC para o incremento do Turismo Catarinense.
O Grupo RIC detectou que poderia dar a sua contribuição na divulgação de um conceito mais abrangente e diversificado de “turismo o ano inteiro” para Santa Catarina. Para isso, desenvolveu vários projetos, através de parcerias públicas e privadas, como: o programa “Caminhos da Natureza” e “Balneário Camboriú é show”, “Mundo RIC Verão” e “Destinos SC Inverno”. O resultado foi a ampliação do acervo multimídia disponível sobre turismo catarinense, através dos websites de cada projeto; e um sensível aumento no número de pessoas que vieram conhecer o Estado. O projeto “Balneário Camboriú é Show”, por exemplo, contribuiu para que 1 milhão de pessoas participassem da virada do ano da cidade. Com relação ao projeto “Destinos SC Inverno” até agosto de 2011, o website já havia ultrapassado 52 mil visitantes, com acessos de todo o Brasil.

Icon Full Marketing
Case: Reveillon Boutique – estratégia e planejamento para conquistar turistas nacionais e internacionais
O Reveillon Boutique se destacou internacionalmente em menos de dois anos de vida como o Melhor Reveillon do Mundo (pela Revista MIXMAG Inglesa – uma das 2 maiores publicações de música eletrônica do mundo). Este feito foi alcançado com investimento maciço em captação de clientes por todo Brasil e exterior. O sucesso deste planejamento pode ser facilmente percebido já na primeira edição do evento e cresce a cada ano.

Pousada Vila do Farol
Case: Pousada Vila do Farol: uma nova luz sobre Bombinhas.
Em 2010, o empreendimento Pousada Vila do Farol consolidou-se como fator preponderante para o desenvolvimento do município de Bombinhas, promovendo sustentabilidade, seja no incentivo pleno ao movimento turístico, notadamente no período crítico, conhecido como “baixa temporada”, como na geração de emprego diretos e indiretos, valorização da cultura local e preservação do meio ambiente.

Prefeitura Municipal de Rio Negrinho
Case: Natal Encantado Rio Negrinho
O Natal Encantado de Rio Negrinho é o maior evento cultural para celebrar o nascimento de Jesus, ao mesmo tempo em que preocupa-se com a conscientização ambiental, pois parte do projeto é transformar o lixo em luxo, reciclando garrafas pets e transformando em decorações natalinas. O projeto teve início em 2009 e contou com mais de 25 mil pessoas na abertura e mais de 100 mil visitantes durante o período de realização. Ainda em 2009, Rio Negrinho participou de uma eleição no site do UOL e recebeu mais de 300 mil, sendo eleita a mais bonita do Brasil, à frente de capitais como: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, Salvador entre outras. No ano de 2010 o sucesso se repetiu, já que mais de 30mil pessoas participaram da abertura oficial e mais de 150 mil visitaram a cidade durante o período.

Prefeitura Municial de Pomerode – Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do município de Pomerode
Case: Promovendo o turismo de Pomerode através do portal www.vemprapomerode.com.br
O município de Pomerode resolver apostar na internet, um meio de comunicação sem fronteiras, para reduzir a sazonalidade e passar a atrair turistas o ano inteiro para a cidade. Para isso, desenvolveu o portal www.vemprapomerode.com.br que tem agido em três frentes: no turista em potencial que já pensou na cidade como destino e precisa das informações encontradas na internet para tomas a decisão final; no turista em potencial que não conhece nem terá acesso ao site, a menos que seja abordado pelo destino; e na fidelização do turista que já veio para Pomerode e cujo retorno é esperado. Desde o lançamento, no dia 5 de outubro de 2010, o portal recebeu quase 78 mil visitas. Foram mais de 52 mil visitantes únicos. Avaliando o número de visitantes à cidade logo após o lançamento do portal vemprapomerode, percebe-se que logo nos primeiros três meses (de outubro a dezembro de 2010) foi registrado um crescimento de aproximadamente 23% no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano anterior.

Tourfilm Brazil
Case: Tourfilm Brazil
O “Tourfilm Brazil” é um festival voltado exclusivamente para o segmento de filmes de turismo, com foco na América Latina e Caribe, mas com participantes do mundo todo. Criado no ano de 2009, o projeto tem como objetivo inserir Santa Catarina e, principalmente, Florianópolis no seleto grupo de locais do mundo que sediam festivais de filmes de turismo, criando um ponto de convergência de técnicas, experiências e pessoas deste segmento na América Latina. O “TourFilm Brazil” é um dos membros titulares do CIFFT (Comité International des Festivals du Film Touristique) e foi aceito no Comitê antes mesmo de realizar a sua primeira edição. Hoje, Santa Catarina está inserida em um seleto grupo de 14 lugares do mundo que sediam festivais internacionais de filmes de turismo, filiados ao CIFFT. O comitê recebe os filmes mais premiados em seu circuito de festivais, e escolhe um, que recebe o Grand Prix, sendo considerado o melhor filme de turismo do mundo, projetando-o imediatamente na mídia mundial.

Zoo Pomerode
Case: Educação ambiental, cultural, preservação e conservação das espécies animais.
O Zoo Pomerode é regido através de três princípios: educação ambiental; cultura; e a preservação e observação das espécies animais, in situ e ex situ. Estes princípios têm como função principal, servir de base para o desenvolvimento institucional, visando um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img