22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis é eleita a primeira cidade Lixo Zero do Mundo

spot_img

Florianópolis é eleita a primeira cidade Lixo Zero do Mundo

spot_imgspot_img

Em uma enquete feita pelo portal do governo da Bahia aponta a cidade de Florianópolis como sendo a primeira a adotar o conceito Lixo zero do mundo. Com 49% dos votos, Florianópolis ultrapassou cidades como Canberra, na Austrália que ficou com 27,5% e Liverpool, na Inglaterra com 15,7%. Para Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental, Florianópolis vem se destacando por propor alternativas sustentáveis, com o objetivo de reduzir e eliminar o desperdício de materiais e a produção de lixo.

Hoje a empresa Novociclo Ambiental líder em gestão de resíduos sólidos, presta serviços a condomínios, atende empresas e administrações municipais.

Desde março de 2010, administra o Espaço Recicle – localizado no Parque de Coqueiros, em Florianópolis – um posto de coleta de material que atende a comunidade da região, recebendo cerca de 12 toneladas de resíduos por mês. A iniciativa, que já conta com a participação de aproximadamente 6.000 pessoas e utiliza sistema de pontos para recompensar os participantes, já é referência nacional e internacional.

Sobre o Conceito Lixo Zero

O conceito Lixo Zero tem como principal objetivo o reaproveitamento de resíduos e a redução – ou mesmo o fim – da emissão de lixo para os aterros sanitários. Prevê que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum ou levados para reciclagem sujos e misturados, dificultando seu reaproveitamento, sejam encaminhados para usinas e fábricas que os utilizam como matéria prima.

Entre os materiais reaproveitáveis estão: embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas e óleo de cozinha. Até mesmo o lixo orgânico pode ser reaproveitado através de compostagem.

E, para evitar que o meio ambiente seja contaminado por substâncias perigosas, materiais tóxicos ou não reaproveitáveis devem ser encaminhados a indústrias especializadas em destiná-los corretamente. É o caso de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

“O não reaproveitamento de resíduos traz além de problemas ambientais, prejuízos financeiros”, explica Kalil Graef, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.

Hoje Só o Município de Florianópolis gasta R$ 3,5 milhões para enviar o lixo produzido na cidade ao aterro sanitário localizado no município vizinho, Biguaçu. “ Estamos trabalhando para que Florianópolis não tenha mais lixo para encaminhar aos aterros”, disse Kalil.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img