23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Apoteose das Orquestras nas comemorações de Natal em Florianópolis

spot_img

Apoteose das Orquestras nas comemorações de Natal em Florianópolis

spot_imgspot_img

População da capital terá chance de assistir a execução de clássicos eruditos e natalinos gratuitamente no Parque de Coqueiros

Pelo terceiro ano seguido, a população de Florianópolis poderá assistir a um grande espetáculo de música, nas comemorações de Natal. No dia 19, às 20h, acontecerá a apresentação gratuita da Apoteose das Orquestras, no Parque de Coqueiros.

O evento reúne a maior orquestra sinfônica do mundo, com 237 músicos de seis grupos, Camerata de Florianópolis, Câmara de Blumenau, Sinfônica de Santa Catarina, Sinfônica de Florianópolis, Filarmônica de Jaraguá do Sul e Orquestra de Câmara de Indaial. A apresentação também contará com a participação de cinco corais: Polyfonia Khoros, Associação Coral Florianópolis, Coral Lírico Ossca, Coro Vozes de Sião e Estúdio Vozes.

Como nos anos anteriores, o público pode comparecer com cadeiras e toalhas para apreciar o espetáculo em um espaço reservado no Parque de Coqueiros. Com a lista de músicas conhecidas e o clima natalino, as famílias estão convidadas a conhecer mais sobre o gênero clássico, que segundo estudos, ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e o aproveitamento nos estudos.

Em 2008, as cinco orquestras tocaram juntas pela primeira vez em Florianópolis e reuniram cinco mil pessoas no Parque de Coqueiros. Em 2009, a Apoteose abriu a Festa das Flores de Joinville e repetiu o sucesso na capital catarinense, arrancando suspiros de mais de dez mil pessoas, de acordo com a Guarda Municipal de Florianópolis. O diferencial das apresentações dos anos anteriores é que todas as orquestras tocarão juntas a mesma obra e a mesma partitura, com a participação de corais em seis das doze músicas que compõem o repertório.

O concerto faz parte do Circuito Catarinense de Orquestras, projeto patrocinado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funcultural.

Confira o repertório do espetáculo Apoteose:

Boas Festas – Assis Valente
Sinfonia nº 40 (Movimento Allegro) – Wolfgang Amadeus Mozart
Jesus Alegria dos Homens (da Cantata nº 147) – Johann Sebastian Bach
O Sino da Liberdade – John Philip Sousa
Anjos Cantam Glória – Cancioneiro Popular Francês
Trovões e Relâmpagos – Johann Strauss
Pompa e Circunstância – Edward Elgar
Radetski March – Johann Strauss
Guilherme Tell (Abertura da Ópera) – Gioachino Rossini
Barril de Chopp – Cancioneiro Popular Alemão – Arranjo do Maestro José Nilo Valle
Noite Feliz – Franz Grübber
Aleluia (do Oratório O Messias) – George Friedrich Haendel

Serviço

O que: Apoteose Circuito Catarinense de Orquestras
Quando: 19/12/2009
Horário: 20h
Onde: Parque de Coqueiros
Ingresso: Gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img