23.1 C
fpolis
terça-feira, novembro 30, 2021
cinesytem

Florianópolis recebe Congresso Internacional de Psicologia do Esporte

spot_img

Florianópolis recebe Congresso Internacional de Psicologia do Esporte

spot_img

Congresso Internacional de Psicologia do Esporte acontece na Capital e e debaterá as mais recentes tendências da área

Acontece em Florianópolis de 01 a 03 de julho o Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, no Hotel Majestic. O evento reunirá os mais renomados profissionais da área de psicologia do esporte do mundo, com representantes de todos os continentes.

Serão 12 palestras coordenadas pelos membros da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte. Dentre os temas que serão apresentados, destaque para A psicologia do esporte paraolímpico, Enfrentamento da adversidade em altas performances, Novas tecnologias na psicologia do esporte, Medo do fracasso: análise das consequências psicofisiológicas e Motivação em atividade física.

O evento destina-se a profissionais de educação física da área escolar, técnica e de gestão, docentes universitários, acadêmicos ligados à área esportiva, psicólogos, pesquisadores, dirigentes, autoridades, técnicos de órgãos governamentais, além de profissionais de diversos setores relacionados ao tema.

A psicologia do esporte é uma área do conhecimento que está crescendo e vem ganhando visibilidade nos últimos anos. Teoricamente significa o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento. É uma ciência que busca entender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico de um indivíduo e como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar de uma pessoa.

Sobre os palestrantes

Todos os palestrantes são membros da diretoria da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, que após o evento irá reunir-se em Florianópolis para sua reunião anual.

Pela primeira vez o Brasil tem dois integrantes nessa importante sociedade, sendo um catarinense, o Dr. Ruy J. Krebs, professor de Ciências do Movimento Humano e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora da Universidade do Estado de Santa Catarina e o outro brasileiro é Ms. Newton Santos Vianna Júnior, professor de voleibol e psicologia do esporte na Faculdade da Cidade de Santa Luzia, e professor do curso de especialização em Fisioterapia Ortopédica, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Os demais membros são Dr. Sidonio Serpa, português, professor de Psicologia do Esporte e coordenador do Mestrado Europeu em Psicologia do Esporte na Universidade Técnica de Lisboa. A russa Dra. Natalia Stambulova, professora de Psicologia do Esporte e do Exercício na Faculdade de Ciências Sociais e da Saúde em Halmstad.

A americana Dra. Traci Statler, professora no Departamento de Ciências do Movimento na Universidade Estadual da Califórnia, em Fullerton. O marroquino Dr. Abderrahim Bária, professor de psicologia do Esporte e Chefe do Departamento de Educação Física da Escola Normal Superior de Casablanca e Presidente da Associação Marroquina de Psicologia do Esporte.

O chinês Dr. Gangyan Si, Chefe do Departamento de Psicologia do Esporte do Instituto de Esportes de Hong Kong e professor no Instituto de Educação Física em Wuhan, China. O chinês Dr. Tsung-Min Hung, professor de Psicofisiologia no Departamento de Educação Física da Universidade Normal de Taiwan e Presidente da Sociedade de Psicologia do Esporte da República Popular da China.

O grego Dr. Athanasios Papaioannou, professor de Psicologia do Esporte na Universidade de Thessaly, Grécia. Dra. Anotinette M. Minniti, inglesa, professora de Psicologia do Esporte e do Exercício no departamento de Educação Física da Universidade Trent de Nottinghan, e consultora do programa nacional de Bolsa de Estudos para Atletas Talentosos na Inglaterra.

O espanhol Dr. Alexandre Garcia-Mas, professor de Psicologia do Esporte no Departamento de Educação Física da Universidade das Ilhas Baleares, Chefe da Fundação de Pesquisa Biomédica “Mateo Orfila” e editor-chefe da Revista Psicologia Del Deporte. A americana Dra. Tatiana V. Ryba é professora de Psicologia do Esporte e do Exercício no programa de Mestrado Europeu da Universidade de Jyvaskyla, Finlândia e editora convidada da Revista Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício.

O alemão Dr. Thomas Schack, professor de Psicologia do Esporte e Neurociências no departamento de psicologia e Ciência do Esporte da Universidade de Bielfeld e Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte e Ciências Cognitivas da Universidade de Bielfeld.

A nigeriana Dra. Bola Ikulayou, professora de Psicologia do Esporte e do Exercício no Departamento de Saúde e Educação Física da Universidade da Nigéria e Membro do Comitê Olímpico da Nigéria e o Dr. Hiroshi Sekiya, japonês, professor na Escola de Pós-Graduação em Artes e Ciências, da Universidade de Hiroshima, Japão, e Membro do Conselho Administrativo da Sociedade Japonesa de Psicologia do Esporte.

Sociedade Internacional de Psicologia reúne-se em Florianópolis

Após o Congresso os membros da diretoria da Sociedade Internacional de Psicologia realizam a reunião anual da Sociedade, uma das mais importantes e mais atuantes no setor, aqui em Florianópolis. O encontro será entre os dias 3 e 5 de junho, também no Hotel Majestic.

Sobre o evento

O Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, promovido pela Unesporte e com apoio da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, é uma extensão do 9º Fórum Internacional de Esportes, realizado recentemente, e um evento único na área esportiva.

evento acontece de 01 a 03 de junho de 2010, no Hotel Majestic em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas pela internet no site www.unesporte.org.br/psicologia. Acadêmicos pagam R$ 100,00 e demais profissionais pagam R$ 150,00. Mais informações: (48) 3335-6050 ou (48) 4104-0816.

spot_img
spot_img