23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe jovens de quatro continentes em encontro sobre Lixo Zero

spot_img

Florianópolis recebe jovens de quatro continentes em encontro sobre Lixo Zero

spot_imgspot_img

Entre 27 e 29 de outubro, representantes da Suécia, Filipinas, Estados Unidos, Haiti, Angola, Rússia, Argentina, Colômbia e Brasil, se reunirão em Florianópolis (SC) para debater iniciativas e ações em prol do engajamento jovem para a sustentabilidade ambiental.

Qual o papel dos jovens nas mudanças globais? E como é possível ampliar a mobilização em favor de uma juventude propagadora do conceito lixo zero? Estes questionamentos nortearão as atividades do primeiro Encontro Internacional Lixo Zero Jovem (http://zerowastemeeting.org/ pt/). Dinâmicas de grupo, especialistas com renome internacional e apresentação de iniciativas inovadoras, darão suporte para os debates que buscam promover a troca de experiências e identificar novas formas de conscientização, sensibilização e protagonismo ambiental.

Temas como mobilização voluntária, engajamento jovem para a sustentabilidade, economia e educação para o lixo serão debatidos por palestrantes de vários países. Entre eles: Richard Antony, presidente da Zero Waste International Alliance (ZWIA); Leslie Lukacs, presidente da L2 Environmental, diretora da CRRA Califórnia e membro da ZWIA; Pal Martensson, diretor do Parque da Reciclagem de Gotemburgo, na Suécia; Ana Carvalho, especialista em meio ambiente da Califórnia (EUA) e membro da ZWIA; e Número Lim, Cônsul de Manila (Filipinas). Ele apresentará o exemplo dos Clubes Lixo Zero, que reúnem milhares de jovens estudantes e podem ser replicados em outros países.

Os cases demonstrarão iniciativas que vêm dando certo em todo o mundo. Além dos exemplos da Suécia e Filipinas, ações realizadas no Brasil também terão destaque, entre elas, a Revolução dos Baldinhos, que ocorre numa comunidade de baixa renda em Florianópolis (SC) e incentiva a compostagem; o Projeto Balaco Batuque; e o Programa Lixo Zero em uma escola da capital catarinense, que inicia no Brasil o movimento de criação de Clubes Lixo Zero seguindo os moldes dos existentes nas Filipinas.

Durante o encontro também haverá dinâmicas e debates de grupo. Nestas atividades, os jovens serão divididos em grupos de trabalho compostas por pessoas de diferentes nacionalidades. “Será um momento de reflexão e também descontração, no qual todos poderão compartilhar suas experiências, opiniões e identificar potenciais que possam ser replicados em várias regiões do mundo”, destaca Gustavo Abdalla, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e um dos organizadores do evento.

1° Encontro Internacional Lixo Zero Jovem
Onde: Sesc Cacupé, Florianópolis
Quando: 27 a 29 de outubro de 2011
Inscrições e mais informações: http://zerowastemeeting.org/ pt/

Lixo Zero no mundo – O conceito Lixo Zero representa um objetivo ético, econômico, pedagógico, eficiente e visionário focado na orientação da sociedade para a mudança do estilo de vida e para práticas que incentivem a sustentabilidade. Tem como foco evitar a geração de Lixo e fazer com que cada pessoa se responsabilize por encaminhar corretamente, reduzir o consumo e tomar consciência sobre os resíduos sólidos gerados. Promove a logística reversa, redução da poluição, economia de água e energia, conservação da natureza e inclusão social. A Zero Waste International Alliance – (ZWIA) é a entidade responsável por determinar e difundir o conceito no mundo. No Brasil, ele começou a ser implantado pela Novociclo Ambiental, empresa especializada em gestão de resíduos sólidos, credenciada pela ZWIA. O programa desenvolvido aqui já é aplicado em projetos sociais, escolas, empresas, supermercados etc. Tem como objetivo dar condições para que cada pessoa possa agir de forma a diminuir seu impacto sobre o planeta. Prevê conscientizar as pessoas a reaproveitarem os resíduos, a partir do reuso ou reciclagem, para reduzir o lixo (aquele que não serve pra nada e é encaminhado para os aterros) a quase zero.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img