15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis sediará edição do festival internacional de filmes de turismo

spot_img

Florianópolis sediará edição do festival internacional de filmes de turismo

spot_imgspot_img

Filmes poderão ser inscritos até o dia 28 de fevereiro

O Tourfilm Brazil, etapa da América Latina e Caribe, do circuito mundial de festivais membros do Cifft (Comité International des Festivals du Film Touristique, com sede em Viena, Áustria), que premia os melhores filmes de turismo do mundo, será realizado em Florianópolis entre os dias 19 e 21 de maio. Agências de publicidade, órgãos oficiais de turismo, hotéis, restaurantes, parques temáticos, produtoras independentes, instituições ligadas ao turismo e faculdades de cinema e turismo podem inscrever seus vídeos até 28 de fevereiro de 2011 pelo site www.tourfilmbrazil.com.

Nesta edição poderão ser inscritos filmes turísticos que irão concorrer em 16 categorias: Destinos Turísticos; Turismo de Natureza e Ecologia; Turismo de Aventura; Turismo Esportivo; Turismo de Eventos; Turismo Náutico; Hotéis e Resorts; Sabores e Aromas; Pessoas, Culturas e Tradições; Turismo Religioso; Parques Temáticos; Transportes para o Turismo; Turismo em Animação e Cartoon; Filmes em 3D; Turismo Rural e Jovens Talentos (este somente para estudantes).
Haverá, além destas, a premiação de cinco filmes em categorias especiais: Melhor Filme da Lusofonia (prêmio atribuído em conjunto com o festival internacional Art&Tur, de Barcelos, Portugal); Melhor Filme da América Latina e Caribe; Melhor Filme Brasileiro e Melhor filme Catarinense. Um prêmio especial, denominado Prêmio Professor Henrique José de Souza (“Raça Atabimânica”), é atribuído ao filme que colabore para que as pessoas tenham uma nova visão de mundo.

Os ganhadores, de cada categoria, receberão as estatuetas Arara de Ouro, Arara de Prata ou Arara de Bronze. Dentre os ganhadores da Arara de Ouro, um será escolhido pelo júri para receber a Arara vermelha (Araracanga), o Grand Prix do Tourfilm Brazil, ficando habilitado a concorrer ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo, no Festival dos Festivais, em Viena.

Integração

O Tourfilm Brazil é uma oportunidade de divulgar os destinos turísticos e serviços oferecidos pelo trade, além de incentivar a produções de filmes turísticos no mundo e premiar talentos, fomentando e estimulando o setor de turismo e permitindo a troca de experiências entre os profissionais da área. O evento promove a integração regional para a América Latina do segmento de filmes de turismo e ajuda a nivelar a qualidade dos filmes produzidos no Brasil e na América Latina, com os produzidos no resto do mundo. Além disso, traz a Santa Catarina, operadores, técnicos, profissionais e empresários ligados ao turismo e eventos; promove a implementação de boas práticas no setor de turismo, em particular a preservação do meio ambiente; promove a responsabilidade social na atividade e cria uma base de vídeos de pontos e atrações turísticas do Estado e do Brasil para disponibilizá-la na internet para usuários do mundo todo.

Programação

A programação de 2011 do TourFilm Brazil contempla sessões de exibição dos filmes premiados, fórum internacional de audiovisuais para o turismo e a cerimônia de premiação. Na Edição de 2010, o Tourfilm Brazil teve 236 filmes inscritos, provenientes de 31 países. O premiado com a Arara vermelha foi o filme “Santiago es Grande”, do Órgão de Turismo de Santiago de Compostela, Espanha. A lista completa dos ganhadores pode ser conferida no site www.tourfilmbrazil.com


Confira:
Quinta-feira – 19/05/2011
09h – Abertura oficial
10h – Seminário Internacional de audiovisual para o Turismo (entrada franca)
12h – Almoço (convidados)
14h – Sessão de filmes (entrada franca)

Sexta-feira – 20/05/2011
09h – Seminário Internacional de audiovisual para o Turismo (entrada franca)
12h – Almoço (convidados)
14h – Sessão de filmes (entrada franca)
19h – Sessão de filmes (entrada franca)
20h – Espetáculo cultural a cargo do país convidado

Sábado – 21/05/2011
12h – Almoço – Show (convidados)
14h – Sessão de filmes (entrada franca)
19h30 – Show Cultural
20h – Grande cerimônia de premiação dos vencedores (entrada franca)
21h30 – Coquetel

Credenciamento
O credenciamento para quem deseja apreciar o evento deve ser feito até o dia 30 de abril pelo e-mail contato@tourfilmbrazil.com informando nome completo; país; Estado; empresa/instituição/veículo de comunicação; cargo; e-mail; telefone; tipo de convidado: imprensa (neste caso informar veículo de comunicação), representante de governo, convidado do Brasil, convidado de outros países, entre outros e indicar em qual atividade deseja participar: Seminário, Festival ou ambos.
A credencial não tem custo e dará acesso às sessões de exibição dos filmes, cerimônia de premiação, apresentações culturais e Workshop. As vagas são limitadas e o Comitê de Organização do Tourfilm Brazil reserva-se o direito de recusar a emissão de credenciais, ou revogar qualquer credencial já emitida, a seu critério.

TourFilm Brazil Itinerante
Em agosto de 2010, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e de universidades, o TourFilm Brazil realizou a sua etapa itinerante, apresentando para as cidades catarinenses Joinville, Lages, Tubarão, Balneário Camboriú e Joaçaba os filmes premiados do ano e também os filmes premiados internacionalmente pelo Cifft – Comité International des Festivals du Film Touristique. Cada etapa também contou com uma sessão especial voltada para o Trade de turismo e publicidade local. Em 2011 haverá mais uma etapa do TourFilm Brazil itinerante em cidades catarinenses, a serem definidas pelo Comitê de Organização do Tourfilm Brazil.

SERVIÇO:
O que: Tour Film Brazil
Quando: 19 a 21 de maio
Inscrições: até o dia 28 de fevereiro
Informações: www.tourfilmbrazil.com ou contato@tourfilmbrazil.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img