23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Festival de Fotografia ‘Floripa na Foto’ inicia nesta terça-feira na capital catarinense

spot_img

Festival de Fotografia ‘Floripa na Foto’ inicia nesta terça-feira na capital catarinense

spot_imgspot_img

Floripa na Foto abre nesta terça com mostras, palestras e feira de livros no Centro Histórico.

O 2º Festival de Fotografia Floripa na Foto começa oficialmente nesta terça, dia 25, no Centro Histórico de Florianópolis com a inauguração de seis exposições. Muito Além da Praia, de Otávio Nogueira, abre às 18h, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, e Cores, Corpos, Coros, de Scott Macleay, às 20h30, na Fundação Cultural Badesc, onde haverá também, no jardim do casarão, duas projeções fotográficas: Cores Andinas, de Flávio Veloso, e Retratos do Mundo, de Renan Rosa.

Logo pela manhã, a partir das 10 horas, outras quatro mostras já estarão abertas à visitação pública: Sipari Tranparenti, de Rosane Cechinel, sobre a inércia dos objetos, o silêncio do cotidiano, e locais inanimados, e 320, de Henrique Pereira, com retratos de um pai em seus últimos dias de vida captados pelo filho fotógrafo. Ambas ocorrem no MHSC, quartel general do festival.

Na Bibliteca Pública de Santa Catarina, estará aberta Invernada dos Negros, de Daniel Herrera e André Costantin, realizado no município de Campos Novos, onde um reduto de afro-descendentes mantém viva a memória dos escravos herdeiros de uma antiga fazenda. E no Círculo Italiano, Ciganos, de Rogério Ferrari, exibe imagens da itinerância do fotógrafo pelas comunidades de ciganos da Bahia.

Durante este mês, o festival já abriu cinco mostras que estão abertas à visitação pública na Helena Fretta – Galeria de Arte, MHSC, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Terminal de Integração do Centro (Ticen) e Galeria Martinho de Haro da Câmara Municipal de Florianópolis

Palestra e feira

No Cine Ritz, às 19h deste terça, haverá a palestra Laberinto de Miradas A fotografia contemporânea na América Latina, com o espanhol Claudi Carreras, pesquisador do Departamento de Design e Imagem da Universidade de Barcelona. No MHSC ocorre às 13h a abertura da Feira do Livro de Fotos do Autor, da Argentina, com publicações de fotógrafos, boa parte em edições limitadas ou esgotadas no mercado. Entre as programações da feira, será realizada no dia 28, às 20h30, noite de autógrafos com Boris Kossoy, Diógenes Moura, Clicio Barroso e Rogério Ferrari.

A mostra Muito Além da Praia, do cearense Otávio Nogueira, é composta por três ensaios realizados no Ceará e que trazem um olhar sobre “lugares e apropriações de imagens”. Cores, Corpos, Coros, de Scott Macleay, retrata 33 anos de trabalho do fotógrafo canadense, com imagens de estúdio voltadas para as pessoas e a condição humana.

A primeira edição do festival foi realizada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina em 2010, e agora está mais perto da população e da arquitetura centenária da cidade. Participam 26 fotógrafos do Brasil e do exterior convidados para o festival.

Expedição fotográfica

Para o dia 30, está programado uma Expedição fotográfica até Itagupu e o Sul da Ilha com a finalidade de estimular o exercício da fotografia para todas as idades.

Os workshops do festival estão sendo realizados também no Forte Santa Bárbara, Casa da Memória, Casa José Boiteux e Círculo Italiano. Além do espaço principal circundado pelo coração da Praça 15, o Floripa na Foto ocorre no Estúdio Brandão, em Cacupé, com outros workshops. Ainda há vagas para as oficinas, cujas inscrições podem ser feitas nos locais e a programação pode ser conferida no site www.floripanafoto.com.

Durante este mês de outubro, também está ocorrendo uma Ação Educativa com alunos e professores da Univali Florianópolis, na SC-401, que estão promovendo oficinas em escolas da rede pública da Capital. Entre 12 novembro e 15 de dezembro, o Floripa na Foto segue por nove cidades catarinenses: Araranguá, Laguna, Itapema, Pomerode, São Bento do Sul, Treze Tílias, Xanxerê, Descanso e Lages.

Uma das principais características do festival é atrair profissionais de todo Brasil. Em 2010, houve mais de mil participantes e cerca de 60 % vieram de outros Estados Brasileiros. O Floripa na Foto é de realizado principalmente para fotógrafos, estudantes, e interessados em arte e cultura.

A realização é da Duo Arte e Produção com o patrocínio do Funcultural do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Franklin Cascaes.

FEIRA

O quê: Feira de Livros de Autor

Quando: Abertura dia 25 de outubro, às 13h. Às 18h, sessão de autógrafos.

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, 227, esquina com Rua Tenente Silveira, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito

PALESTRA

O quê: Laberinto de Miradas A fotografia contemporânea na América Latina, com Claudi Carreras.
Quando: Dia 25 de outubro, às 19h.
Onde: Cine Ritz. Calçadão da Rua Padre Miguelinho, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito

EXPOSIÇÕES

ABERTURA (dia 25 de outubro)

O quê: Muito além da praia, de Otávio Nogueira.

Quando: Abertura dia 25, às 18h. Visitação até 30 de outubro, de terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 10 às 16h.

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, 227, esquina com Rua Tenente Silveira, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito

O quê: Cores Corpos e Coros, de Scott Macleay.

Quando: Abertura dia 25, às 20h30. Visitação até 4 de novembro, de segunda a sexta, das 12 às 19h.

Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis

Quanto: gratuito

O quê: Sipari Tranparenti, de Rosane Cechinel

Quando: Abertura, às 10h. Visitação até 30 de outubro, de terça a sexta, das 10 às 18h, sábados e domingos, das 10 às 16h.

Onde: Lounge Editora – Lounge Editora Photos. Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, 227, esquina com Rua Tenente Silveira, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

O quê: Invernada dos Negros, de Daniel Herrera e André Costantin

Quando: Abertura, às 10h. Visitação até 30 de novembro, de segunda a sexta, das 8 às 19h, e aos sábados, das 8 às 11h45min.

Onde: Biblioteca Pública de Santa Catarina. Rua Tenente Silveira, 343, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito

O quê: Ciganos, de Rogério Ferrari

Quando: Abertura, às 10h. Visitação até 29 de outubro, de terça a sábado, das 12h as 18h
Onde: Circulo Italiano. Praça 15 de Novembro, 340, Centro, Florianópolis

Quanto: gratuito.

O quê: 320, de Henrique Pereira

Quando: Abertura, às 12h. Visitação até 29 de outubro, de terça a sexta, das 10 às 18h, sábados e domingos, das 10 às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, 227, esquina com Rua Tenente Silveira, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

ABERTAS

O quê: Coletiva com temáticas individuais

Quando: Visitação até 14 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Onde: Helena Fretta – Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito

O quê: Intervenção Urbana com o tema Retrato, Identidade e Cotidiano

Quando: Visitação até 20 de dezembro, diariamente, 24h

Onde: Terminal de Integração do Centro (Ticen), Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

O quê: Dulce Maria, de Virginia Yunes.

Quando: Visitação até dia 28 de outubro, de segunda à sexta das 8 às 19h.

Onde: Galeria Martinho de Haro da Câmara Municipal de Florianópolis. Rua Anita Garibaldi, 35, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

O quê: Outono com o Coletivo 6 x 6.

Quando: Visitação até 30 de outubro, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. Praça 15 de Novembro, 180, esquina com Rua Tiradentes, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

O quê: Marinhas – Arqueologia da Morte, de Orlando Azevedo.

Quando: Visitação até 15 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 10 às 16h.

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, 227, esquina com Rua Tenente Silveira, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

Confira a programação completa em www.floripanafoto.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img