23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Floripa na Foto no Centro Histórico da cidade

spot_img

Floripa na Foto no Centro Histórico da cidade

spot_imgspot_img

O Festival de Fotografia Floripa na Foto mudou de endereço. Em 2011, em sua segunda edição, vai ocupar o Centro Histórico e Florianópolis. Realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina em 2010, o festival agora vai estar mais perto da população e da arquitetura centenária da cidade.

Com palestras, fóruns, workshops, leituras de portfólio e exposições, o Floripa na Foto vai ocorrer de 25 a 30 de outubro no Palácio Cruz e Sousa, Cine Ritz, Fundação Cultural Badesc, Galeria Pedro Paulo Vecchietti, Helena Fretta Galeria de Arte, Forte Santa Bárbara, Casa da Memória, Casa José Boiteux e Círculo Italiano.

São 26 fotógrafos do Brasil e do exterior convidados para o festival, entre eles, Claudi Carreras, pesquisador do Departamento de Design e Imagem da Universidade de Barcelona, J R Ripper, fundador da Escola de Imagens do Povo, escola de fotografia localizada dentro da Favela da Maré, no Rio de Janeiro, e Cris Bierrenbach, repórter fotográfico do Jornal Folha de S.Paulo, que teve participação no projeto de implantação da Revista da Folha.

O quartel general do Floripa na Foto é o Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina, onde o festival já começa no dia 6 de outubro, com a abertura da exposição Marinhas-Arqueologia da Morte, de Orlando Azevedo. Há mais de 20 anos ele recolhe fósseis marítimos e os transporta para seu ateliê, onde os fotografa em câmeras de grande formato e com chapas de filme rígido, para obter um resultado estético original.

É também no Cruz e Sousa onde vai ser realizada a Feira do Livro de Fotos do Autor, da Argentina, com livros publicados por fotógrafos, boa parte em edições limitadas ou esgotadas no mercado. O Cine Ritz vai ser a casa das palestras e dos fóruns. Pelas outras edificações ocorrem exposições e workshops.

Ainda no Centro Histórico, vai ser ocupada a Galeria Martinho de Haro, da Câmara Municipal. Além do espaço principal circundado pelo coração da Praça 15, o Floripa na Foto vai ocorrer na Univali Florianópolis, na SC-401, e no Estúdio Brandão, em Cacupé, com os workshops agendados. Para o dia 30, último dia do festival, está programado uma Expedição fotográfica até o sul e leste da Ilha com a finalidade de estimular o exercício da fotografia para todas as idades.

Uma das principais características do festival é atrair profissionais de todo Brasil. Em 2010, houve mais de mil participantes e cerca de 60 % vieram de outros Estados Brasileiros. O Floripa na Foto é de interesse principalmente para fotógrafos, estudantes, e interessados em arte e cultura. A programação completa pode ser acessada em www.floripanafoto.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img