25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

FloripAmanhã e parceiros promovem Oficina de Planejamento Urbano de Florianópolis

spot_img

FloripAmanhã e parceiros promovem Oficina de Planejamento Urbano de Florianópolis

spot_imgspot_img

Definir e organizar o espaço urbano é também determinar a qualidade de vida pessoal e comunitária que almejamos. Por isso a FloripAmanhã, através do Fórum de Revitalização, Criatividade e Imagem da Cidade está promovendo a Oficina de Planejamento Urbano de Florianópolis, na próxima quinta-feira (28/07), das 14h às 18h, no auditório 01 do Sebrae, no centro da capital. A participação é gratuita e a Associação convida a todos os interessados a contribuir na construção coletiva da cidade que queremos. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail marcia@floripamanha.org

“Há uma ocupação desmedida do espaço urbano, que não leva em conta a existência de infraestrutura, a paisagem, enfim, como cidade não temos cultura de planejamento e a FloripAmanhã está empenhada em mudar isso”, afirma a diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da FloripAmanhã, Anita Pires.

Segundo o arquiteto, professor da UFSC e um dos criadores do Forum, César Floriano, o objetivo do Fórum é “unificar diferentes ações que órgãos ligados ao planejamento urbano estão desenvolvendo”. Uso dos espaços públicos, tratamento da borda d’água, lei da paisagem e revitalização da área central são alguns dos temas prioritários a serem discutidos.

“Vamos buscar diretrizes conjuntas para a partir destas fazer estudos sobre o planejamento urbano”, acrescenta Anita Pires. “O IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) está frágil, carece de profissionais, e vamos oferecer estes estudos para o poder público atual e os candidatos à próxima gestão para trabalharmos em conjunto”, conclui.

A Oficina de Planejamento Urbano de Florianópolis terá a condução metodológica de Dulce Magalhães, educadora e palestrante de renome internacional, para que seja possível alcançar metas e definir encaminhamentos apesar do curto período do encontro.

O Fórum de Revitalização, Criatividade e Imagem da Cidade

Criado como Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, em abril de 2011 incorporou o Fórum de Revitalização do Centro Histórico, unificando as duas iniciativas da FloripAmanhã criadas para contribuir com o planejamento urbano após o projeto Floripa 2030. Vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, de abrangência nacional, o Floripa 2030 é um processo de construção de estratégias de desenvovimento sustentável para Florianópolis que a FloripAmanhã coordenou em 2008 com a participação de 84 entidades.

O Fórum é uma iniciativa da FloripAmanhã com a participação de outras 10 entidades no Grupo Gestor: CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), UFSC, Unisul, CREA-SC, Sindarq-SC (Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina), IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, AsBEA (Associação dos Escritórios de Agricultura) e IAB/SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

Uma das principais conquistas do Fórum é a inclusão de Florianópolis no PACH (Plano de Aceleramento do Crescimento-Cidades Históricas), do Governo Federal, com previsão de investimentos de R$ 9 milhões para ações de revitalização no centro histórico de Floripa.

O Fórum tem como desafio construir uma cidade com mais qualidade estética, inovadora, com criatividade, refinamento, agregando arte na construção da cidade e discutindo a estética urbana. O objetivo é criar um espaço propositivo de debates, de articulações, de alerta, entre as entidades responsáveis pela construção e imagem da cidade e da sociedade.

Já participaram de reunião do Fórum 189 pessoas, representando as instituições do Grupo Gestor ou as seguintes empresas e entidades: TAMIX, Gabinete PMF, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, SETUR, SUSP, Banco do Brasil, Núcleo Terminal Cidade de Florianópolis, Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, Secretaria Municipal de Assistência Social, ESAG, CELESC, UDESC, RIC RECORD, FAPASC, SENAC Social, Secretaria Municipal de Obras, ACAP, Fundação Catarinense de Cultura, CNPQ, Orth Produções, IPHAN SC, Palavra Comunicação, Revista Centro Histórico, Governo do Estado, Mult Produções e Eventos, FLORAM, Secretaria Municipal de Transportes Mobilidade e Term, IGEOF, SEMAS, Ativa Multicanal, Patrimônio da União – SPU/SC, Sebos Ivete, Projeto Aroeira, SEBRAE, Guarda Municipal de Florianópolis, Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Fundação CASAN (FUCAS), SANTUR, ICOM, Escritório de Projetos PMO ESAG, Mostra Cinema Infantil, Fundação Certi, TAC, Polícia Civil, SOL, OCA, COMCAP, AAPLuz, Secretaria Municipal de Educação, Associação Teatro Gesto Cena II, IPE- Instituto de Pesquisa Ecológica, Prospectiva, Rádio Guarujá, Teatro Jabuti/Gesto, MONATRAN, Seiva da Natureza / Nova Acrópole, Lojas Koerich, Vidal Ramos, Secretaria do Estado de Administração, GECONS – Gestão e Cons. Social, Cinemateca Catarinense, Lojas Danti, FAPASC e Armazem Vieira.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img