16.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Fórum busca regularizar intervenções visuais na cidade

spot_img

Fórum busca regularizar intervenções visuais na cidade

spot_imgspot_img

Foi realizada na quinta-feira (17/02) a primeira reunião de 2011 do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, no escritório da FloripAmanhã, reunindo o Grupo Gestor do Fórum. A pauta do encontro tratou da proposta de lei “Cidade limpa”, que regulamenta placas de publicidade e todo tipo de intervenção visual urbana, como a lei homônima existente na capital paulista.

A proposta de nova lei da paisagem foi elaborada pelo Fórum, com a coordenação do arquiteto César Floriano, e ainda não foi encaminhada para a Câmara, onde o fórum ganhou um interlocutor, o também professor Lino Peres, que assumiu em 2011 uma cadeira na Câmara de Vereadores. “Ele vai assumir essa discussão de forma mais ampliada tratando da paisagem de um modo geral, além da questão das placas”, completa Anita Pires, diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da Associação. O vereador promoverá um seminário para discutir o tema.

Esta nova lei é um aperfeiçoamento da antiga lei, parada na câmara.

O fórum realizou o seminário “Paisagem de Florianópolis: presente e futuro” com a arquiteta paulista Regina Monteiro, coordenadora do grupo que preparou o texto da lei Cidade Limpa para o município de São Paulo e diretora de Projetos, Meio Ambiente e Paisagem Urbana do Emurb-SP. Na ocasião, aconteceu mesa de debates com com representantes do poder público e da sociedade civil de Florianópolis sobre os projetos de lei ligados à paisagem da cidade.

Sobre o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade

O Fórum CIC é uma iniciativa da FloripAmanhã com a participação de outras 10 entidades: CREA-SC, Fundação Catarinense de Cultura, ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Sindicato dos Arquitetos, UFSC, UNISUL, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), AsBEA/SC (Associação dos Escritórios de Agricultura), IAB/SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Tem como desafio construir uma cidade com mais qualidade estética, inovadora, com criatividade, refinamento, agregando arte na construção da cidade e discutindo a estética urbana.

O objetivo é criar um espaço propositivo de debates, de articulações, de alerta, entre as entidades responsáveis pela construção e imagem da cidade e da sociedade.

O Fórum faz parte do projeto Floripa 2030, processo de construção de estratégias para Florianópolis que a FloripAmanhã coordenou em 2008 com a participação de 84 entidades.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img