23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Fórum contribui para criação de Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis

spot_img

Fórum contribui para criação de Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Nesta terça-feira (06/09), o Grupo Gestor do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade encaminhou ao Secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, sugestões para composição do Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis, com entidades não-governamentais relacionadas com planejamento urbano e órgãos de governo da região.

Paralelamente a contribuição enviada à SDR, o Grupo Gestor do Fórum trabalha na elaboração de um documento com histórico, marco conceitual e proposta objetiva para fortalecimento e reestruturação do IPUF. As diretrizes para este documento são as conclusões da Oficina realizada no dia 31/08, no auditório do CDL, com o título “Reflexão Sobre as Perspectivas de Futuro do IPUF no Contexto de Planejamento Urbano Regional”. A oficina contou com a participação de cerca de 50 representantes de 35 entidades, e condução metodológica de Dulce Magalhães.

A criação do Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis através da Secretaria de Desenvolvimento Regional e a elaboração de um documento com argumentos técnicos e políticos para o fortalecimento do IPUF foram os principais destaques desta segunda oficina do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade.

O encontro teve a presença do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, que assumiu o compromisso de instituir o Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis. O papel deste Comitê, formado por representantes de entidades não-governamentais, prefeituras, câmaras de vereadores e governo do Estado será o de “formatar políticas públicas, analisar projetos e levar argumentos técnicos para o Conselho de Desenvolvimento Regional”, explica Hinnig.

O diretor do IPUF, Francisco Pereira, representando o superintendente do órgão municipal (afastado por razões de saúde), declarou na Oficina (31/08) que está sendo preparado um projeto de reestruturação do Instituto, mas, parou este projeto para aguardar os resultados da Oficina do Fórum.

Segundo a diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da FloripAmanhã, Anita Pires, “não é possível fazer planejamento urbano em Florianópolis sem uma visão regional, e nosso desafio agora é convencer os gestores municipais dessa importância para fortalecer o Comitê Temático e fomentar a integração regional na área”.

Mostrar miniaturas

O Fórum Criatividade e Imagem da Cidade é uma iniciativa da FloripAmanhã com atuação conjunta da CDL Florianópolis (Câmara dos Dirigentes Lojistas) na Coordenação Geral e com a participação de outras nove entidades no Grupo Gestor: ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), UFSC, Unisul, CREA-SC, Sindarq-SC (Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina), IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, AsBEA (Associação dos Escritórios de Agricultura) e IAB/SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img