18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Funcine lança documentário De Volta Para Casa na Fundação Badesc

spot_img

Funcine lança documentário De Volta Para Casa na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

De Volta Para Casa, de Richard Valentini, será lançado na Fundação Cultural Badesc na segunda-feira (17), às 19h. A obra, vencedora do IV Prêmio Funcine de Produção Audiovisual “Armando Carreirão” na categoria documentário, retrata uma corrida de pombos-correio que acontece todos os anos na região da Grande Florianópolis. O curta também aborda a prova mais esperada do ano no campeonato de columbofilia, realizada na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, quando são soltos cerca de 1,5 mil pombos-correio num trajeto de 800 quilômetros.

Apesar da herança portuguesa na região, o hábito de criar pombos-correio nunca foi muito popular em Santa Catarina. Sobreviveu até hoje graças a um pequeno grupo de criadores da Grande Florianópolis que, ao contrário do que acontece em outros países do mundo, insistiram nessa curiosa e pouco remunerada atividade, muito mais provavelmente por uma vontade heróica e pelo amor aos animais do que pelo profissionalismo em si.

De Volta Para Casa explora como são organizadas as corridas de pombos-correio, o dia-dia e os desafios de seus criadores e como a população se relaciona com esse esporte, como é hoje considerado – até pouco tempo atrás, as associações eram subordinadas ao Ministério da Defesa, já que os pombos eram usados para enviar mensagens militares. A produção também retrata a capacidade desses animais em voarem de volta para casa mesmo distantes centenas de quilômetros do ponto de partida.

Mais informações podem ser encontradas em www.devoltaparacasa.com.

O quê: Lançamento do documentário De Volta Para Casa, de Richard Valentini

Quando: 17 de janeiro, 19h

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis

Quanto: entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img