20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Governo e município discutem novo aeroporto de Florianópolis

spot_img

Governo e município discutem novo aeroporto de Florianópolis

spot_imgspot_img

Reunião, onde também participaminfraeroeSC Parcerias,acontece nesta terça-feirano Centro Administrativo do Governo do Estado.

O secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, recebe amanhã (terça-feira) às 14 horas, na Secretaria do Planejamento, Centro Administrativo do Governo do Estado, o superintendente Regional da Infraero, Antônio Filipe Brüggemann Barcelos, e a gerente de manutenção Angela Cristina Bahr, para tratar sobre o processo de licitação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Também participam da audiência o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini; secretário da Comunicação, Derly Massaud de Anunciação; o presidente da SC Parcerias, Ênio Branco; o secretário de Obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, o secretário de Comunicação da Capital, Fenelon Damiani, e outros membros da equipe técnica da Infraero.

O projeto do aeroporto de Florianópolis, orçado em R$ 420 milhões, foi apresentado ao governador Raimundo Colombo e ao secretário Filipe Mello, no final de janeiro, em viagem a Brasília. Na ocasião, o novo terminal foi apresentado pelo presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza. O processo de licitação da obra deve começar até março próximo.

O novo terminal está projetado para ser construído em uma área que fica próximo ao Aeroporto Hercílio Luz e terá capacidade para receber até 12 aviões simultaneamente, operando de oito a 12 horas por dia. O projeto também prevê estacionamento para 1,8 mil veículos e cinco pontes de acesso às aeronaves. O terminal poderá receber de quatro a seis milhões de pessoas por ano.

De acordo com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Parreira, o projeto inicial de um novo terminal foi elaborado no ano de 2005 e está sendo reavaliado. Atualmente, o projeto está divido em duas fases, uma de infraestrutura e outra de terminal, que devem ser concluídas em julho. “Estamos em fase final de orçamento e começamos o processo de licitação da primeira fase, que inclui pátio, taxiway (pista de manobra) e estacionamento em fevereiro”. De acordo com o Parreira, o processo de reavaliação deve durar cerca de cinco meses, sendo que a obra começa logo em seguida.

A obra da fase de infraestrutura deve durar um ano e logo em seguida começar a fase 2, que envolve o terminal de passageiros. A estimativa é que o novo aeroporto esteja em operação em 2014.

A Infraero solicitou do Governo do Estado o empenho para a duplicação da Avenida Diomício de Freitas, via de acesso ao Aeroporto e para a aquisição do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), local onde deve ser instalado o novo terminal. O processo de aquisição passa pela Assembleia Legislativa.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img