Para recuperar a ponte sobre o Rio Matias, único acesso entre o centro deSanto Amaro da Imperatriz e a BR-282, o governador Raimundo Colomboassinou, nesta sexta-feira (29), convênio de R$ 1,2 milhão. Devido àschuvas que assolaram a região nos últimos meses, o aterro das cabeceirassofreu erosão e foi levado pelas águas, formando duas crateras nasextremidades. Os moradores da região estão utilizando um acesso provisóriopela BR-282, que aumenta a viagem.
De acordo com o governador Raimundo Colombo, dos 293 municípioscatarinenses, 143 decretaram estado de emergência neste ano. Comocontrapartida, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 60 milhões pararecuperar os locais. “Somamos forças com as prefeituras e Governo Federal,temos que enfrentar as intempéries com superação e qualificação paravencer os obstáculos que surgem. Temos que ser fortes como o povo de SantaCatarina”, disse.
Para o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, é por meio deparcerias e muito trabalho que as ações acontecem. “Nossa intenção éatender bem o povo de Santa Catarina, em todos os momentos. Dentro dealguns meses, a ponte construída em 1964 estará concluída, e o trânsitovoltará ao normal oferecendo segurança e traquilidade à população”,afirmou.
O convênio prevê a construção de uma nova ponte com 50 metros decomprimento. O secretário de Desenvolvimento Regional da GrandeFlorianópolis, Renato Hinnig, afirma que uma das prioridades da regional éa recuperação dos estragos causados pelas chuvas, a fim de que osmunicípios consigam restabelecer suas atividades econômicas o maisbrevemente possível.
Estiveram presentes na solenidade os secretários da Defesa Civil, GeraldoAlthoff; do Desenvolvimento Ecônomico Sustentável, Paulo Bornhausen; osecretário adjunto da Defesa Civil, Major Márcio Luiz Alves; o presidentedo Deinfra, Paulo Meller; o coronel da 11º Região da Polícia Militar, FredSchauffert; o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Enézio Justen; opresidente da Câmara de Vereadores do município, Laudi Luiz; o deputadoestadual Marcos Vieira, além da comunidade e outras autoridades.