17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Grafiteiros fazem arte ao vivo durante a Maratona Cultural de Florianópolis

spot_img

Grafiteiros fazem arte ao vivo durante a Maratona Cultural de Florianópolis

spot_imgspot_img

O grafite também terá espaço na primeira Maratona Cultural, que tem início nesta sexta-feira, 25, e segue até domingo. E para mostrar que a prática, além de alegrar os muros da cidade, também é arte, um grupo de profissionais foi desafiado a grafitar um caminhão, ao vivo, ao longo dos três dias de evento, em intervenções itinerantes nos locais contemplados com a programação da Maratona Cultural. O trabalho dos artistas poderá ser conferido nos dias 25 (jardim do CIC, às 18h), 26 (junto ao “Piquenique Inusitado”, do Coletivo Sem Fronteiras, também do jardim do CIC, das 13h às 18h) e no dia 27, das 14h às 18h, na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.

Durante a ação, os artistas irão trabalhar o tema “Maratona Cultural e o que ela representa”, dando ao trabalho uma abordagem espontânea e improvisada, através da mescla de estilos dos quatro artistas participantes: Rodrigo “Rizo” e João “Vejam”, do coletivo Contato Imediato, e Leonardo “Bagre” e Phillipe “PH”, do coletivo Hommies. O público poderá acompanhar a produção, interagir com os artistas, tirar fotos e quem sabe sair com algum item customizado.

O artista Rodrigo Rizo, explica a importância deste tipo de arte para a cidade: “Acredito que o grafite é a foto 3×4 da identidade de cada cidade. Lendo os grafites, você acessa o inconsciente coletivo da cidade. O reflexo do que a cidade é com seus habitantes está estampado nos muros. Temos sorte de Florianópolis ser uma cidade visualmente gentil. Olhamos em volta e logo vemos um horizonte com mar e céu. E o grafite aqui reflete um pouco disso”, diz. Rizo ainda explica que, por outro lado, o grafite também questiona e reivindica: “E isso também é reflexo do que o coletivo sente em relação ao urbano. Então, para mim, a importância do grafite é apresentar e representar esse inconsciente coletivo, dar cara, cor e forma pra cidade”, afirma.

Sobre a Maratona Cultural:
A Maratona Cultural é um evento multicultural que levará para os quatro cantos de Florianópolis apresentações gratuitas de teatro, música, dança, artes plásticas, circo, dentre outras manifestações. O evento reunirá entre 25 e 27 de novembro mais de 672 artistas locais e nacionais em 23 pontos da cidade. Conta com a curadoria artística da jornalista Ligia Gastaldi; Patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis Convention & Visitors Bureau com produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.

Acompanhe a programação da Maratona Cultural em nossas mídias:

Site: www.maratonacultural.com
Facebook: www.facebook.com/MaratonaCultural
Twitter: @MaratonaCult

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img