25.1 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Grupo RBS apresenta em Florianópolis ranking inédito sobre mobilidade urbana em Santa Catarina

spot_img

Grupo RBS apresenta em Florianópolis ranking inédito sobre mobilidade urbana em Santa Catarina

spot_imgspot_img

1º Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana em Santa Catarina irá apresentar, nesta terça-feira (22), uma pesquisa inédita sobre a mobilidade urbana nas dez cidades mais populosas do Estado e contará com a presença de autoridades e especialistas no assunto

O Grupo RBS, por meio dos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina e em parceria com o Instituto Mapa, promove nesta terça-feira (22) o 1º Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana em Santa Catarina. O objetivo do encontro é apresentar uma pesquisa inédita que diagnosticou os melhores e os piores cenários dos transportes coletivos, serviços de táxi, trânsito e mobilidade nas dez cidades mais populosas de Santa Catarina. Além de representantes do Instituto e do Grupo, estarão presentes autoridades e especialistas para mostrar um panorama real da situação, discutir sobre o tema e sugerir soluções.

A pesquisa foi realizada no período de 06 a 28 de agosto de 2011 e faz parte do projeto IMU – Indicadores de Mobilidade Urbana, do Grupo RBS em parceria com o Instituto Mapa. Foram analisadas as dez maiores e mais populosas cidades do Estado: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça. O estudo mostra números de veículos por domicílio, locomoção e o uso dos meios de transporte, problemas e ocorrências relacionadas ao congestionamento, ocorrências de acidentes, análise das atuais condições de mobilidade urbana e avaliação e ranking do serviço de táxi, entre muitos outros indicadores e informações.

O estudo também apresenta as expectativas e os meios de transporte que o público gostaria de utilizar, informações relacionadas ao uso da bicicleta e as condições para o uso do transporte coletivo. Foram sinalizados indicadores mensuráveis e comparáveis para gerar um ranking entre os municípios.

A participação no Fórum é gratuita e aberta ao público e será realizada no Auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, entre 15 e 18h. Após a apresentação da pesquisa, haverá uma palestra com o professor do Departamento de Economia da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) e do Instituto de Relações Internacionais da USP (Universidade de São Paulo), Ricardo Abramovay. Em seguida, será aberto um debate com o especialista da USP, o presidente da Comissão de Transportes da Casa, Deputado Valdir Comin, o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e especialista em planejamento urbano, Elson Manoel Pereira e o presidente do Monatran (Movimento Nacional de Educação no Trânsito), Roberto Bentes de Sá.

Abaixo a programação do evento:

– Apresentação dos resultados da pesquisa pelo Diretor-presidente do Instituto MAPA – José Nazareno Vieira;

– Palestra com Professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, Prof. Ricardo Abramovay;

– Debate com os convidados:

· Presidente da Comissão de Transportes da Casa, Deputado Valdir Comim;

· Professor da UFSC e especialista em planejamento urbano, Elson Manoel Pereira;

· Presidente do Monatran, Roberto Bentes de Sá.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img