24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

”Hamlet in Quarto” estará em cartaz neste fim de semana no Teatro da UFSC

spot_img

”Hamlet in Quarto” estará em cartaz neste fim de semana no Teatro da UFSC

spot_imgspot_img

O espetáculo “Hamlet in Quarto”, de William Shakespeare, estará em cartaz de graça neste fim de semana no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, sempre às 20h (sexta a domingo).

A montagem é do Grupo Pesquisa Teatro Novo, sob direção de Carmen Fossari, com tradução de José Roberto O’Shea. Os ingressos devem ser retirados com antecedência no Departamento Artístico Cultural da UFSC.

Trata-se da primeira montagem no país de “Hamlet in Quarto”, cujo texto apresenta muitos diferenciais dos Hamlets editados e encenados até então. Segundo o tradutor, trata-se de uma obra muito mais dedicada à encenação e confluem nela tanto o verso quanto a prosa. Uma segunda sessão ocorrerá nesta quarta-feira, 14, também às 21h.

O espetáculo traz à cena o fôlego do inusitado ao fazer uso da linguagem e estética da Dança e Teatro oriental, em especial o Kabuki, e apropriar-se dos recursos daquele teatro como leques, sombrinhas, taiko, descontextualizando aspectos geográficos, mas ampliando as complexas relações entre a família do Príncipe da Dinamarca.

Em cena, o marcado ritmo dos tambores de taiko do grupo Shimadaiko integra a atmosfera de Hamlet in quarto. A opção da linguagem oriental para um texto ocidental traduz em parte esta necessidade de distanciar a cena para aproximar o foco dramático e, por fim, dar vazão à universalidade do personagem Hamlet, interpretado pelo ato Bruno Leite.

Antecedeu a montagem um longo trabalho de mais de dois anos e meio, acentuado no último ano com os treinamentos corporais do elenco, a cargo da professora Fernanda Manhães, indicada pela Associação Nipo Catarinense.

O Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) fica na Praça Santos Dumont, Trindade.

Foto: hamletnokabuki.blogspot.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img