21.6 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Inscrições para minicursos da 9ª Semana do Jornalismo acontecem dia 08/09

spot_img

Inscrições para minicursos da 9ª Semana do Jornalismo acontecem dia 08/09

spot_imgspot_img

Quem participar terá a oportunidade de ler o texto clássico de Gay Talese Frank Sinatra está resfriado, leitura recomendada para o minicurso Produção de Perfis.

Na próxima quarta-feira começam as inscrições para os minicursos da 9ª Semana do Jornalismo da UFSC, evento gratuito e aberto ao público que ocorrerá de 13 a 17 de setembro no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os minicursos acontecem nos quatro primeiros dias da Semana, das 8h30 às 12h. As inscrições serão feitas apenas pelo site, a partir das 14h de quarta-feira (8/09).

Apesar de a inscrição não ser paga, a organização pede que cada um doe um quilo de alimento não perecível. Além disso, é obrigatória a presença do inscrito para credenciamento na segunda-feira (13) às 8h. Os minicursos são certificados pela Pró Reitoria de Apoio a Extensão da UFSC com carga horária de 14 horas.

Quem participar terá a oportunidade de ler o texto clássico de Gay Talese Frank Sinatra está resfriado, leitura recomendada para o minicurso Produção de Perfis. O professor Jorge Ijuim irá abordar os tipos de perfil, a entrevista e a descrição dos personagens e do ambiente.

No minicurso de Jornalismo de Humor, o professor Hélio Schuch irá falar sobre a sátira, a paródia e ironia aplicadas ao jornalismo, além de orientar os participantes na produção de um jornal-mural. Outro minicurso prático é Adobe Premiere Avançado com o designer gráfico Augusto Vieiras, que percebeu que os alunos de jornalismo buscam outros programas de edição antes de conhecerem todos os recursos do Premiere.

Uma novidade da 9ª edição do evento é o minicurso sobre Jornalismo de Moda com a professora da Udesc Maristela Amorim, criadora e editora do caderno Bella no Diário Catarinense de 1996 a 2002. Já Jornalismo Investigativo é tema do minicurso do professor Mauro César Silveira, que vai oferecer algumas possibilidades para superar os desafios e debater os principais dilemas éticos do trabalho.

A área de televisão será representada pelo minicurso de Videoclipe com a professora Aglair Bernardo, abordando temas como poética experimental, música, imagem, linguagem e observação dos sentidos. As fotógrafas Cristiane Fontinha e Marina Moros vão dividir o minicurso de Fotorreportagem, com uma parte teórica e outra prática. Serão oferecidos ainda os minicurso de Charge, com o jornalista e chargista do jornal A Notícia Frank Maia, e Radioteatro, com o doutor em Rádio pela Université du Maine Ricardo Leandro de Medeiros.

A Semana do Jornalismo

Pensando na interação entre aluno e profissional, a Semana do Jornalismo foi criada e realizada pela primeira vez em 2000. A importância de refletir sobre a profissão levou os alunos a tornarem a Semana um acontecimento anual.

Participaram do evento profissionais como Ricardo Kotscho, Marcos Uchôa, Marcelo Tas, Ruy Castro, Rubens Valente, Marcos Sá Corrêa, Daniela Pinheiro, Clóvis Rossi, Juca Kfouri, Eliane Cantanhêde, Marcelo Canellas, Ricardo Noblat, Antero Greco, Fred Melo Paiva, Ruy Castro, Jaguar, Cassiano Machado, equipe do Profissão Repórter e vários outros.

Neste ano, a 9ª Semana de Jornalismo já confirmou a presença de Eliane Brum, Xico Sá, Alberto Gaspar, André Kfouri e outros grandes nomes do jornalismo brasileiro. Ao todo, são 21 convidados, seis mesas de discussão e quatro palestras, além de exibição de vídeos e lançamento do documentário Impasse.

Para saber a programação completa das palestras, mesas de discussão e minicursos acesse semanadojornalismo.ufsc.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img