22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Isabela Castelan expõe pinturas e desenhos na UFSC

spot_img

Isabela Castelan expõe pinturas e desenhos na UFSC

spot_imgspot_img

Abre amanhã, 15, a exposição de desenhos e pinturas (acrílico e óleo sobre tela) “Em nome do pai”, da artista plástica catarinense, residente em Londres, Isabela Castelan. A mostra, gratuita e aberta à comunidade, é em memória de Walter de Bona Castelan, e poderá ser vista no Hall da Reitoria da UFSC, de 15 de março a 07 de abril. Visitação de segunda a sexta-feira, das 07 às 20 horas.

Serão apresentadas pinturas na técnica acrílico e óleo sobre tela, com medidas que variam entre 75cm X 110cm a 120cm X 140cm, desenhos em menor tamanho, e alguns pertences e fotos do homenageado, pai da artista. A exposição é em memória de Walter de Bona Castelan, professor e pesquisador do Departamento de Matemática da UFSC, que faleceu tragicamente num acidente aéreo da Transbrasil, em Florianópolis, em 12 de abril de 1980.
“Em meu trabalho eu exploro espaços através de várias mídias, pintura, vídeo, desenho, som e instalação, para cada série de trabalho eu abordo um tema e existe a influência do ícone. Eu uso o tema para me localizar e o ícone para me identificar.Neste trabalho, eu olho para a figura de um dos mais importantes ícones da minha vida: meu pai. Mas também trago dentro deste tema a imagem do ícone com que a maior parte das pessoas se identifica: a figura do pai que está nos céus, Jesus Cristo. Tanto quanto esta exposição é uma homenagem ao meu pai, ela também reflete a minha visão da fé. Não somente se refere à alma, mas também se relaciona à minha visão de crer em meu trabalho”, diz Isabela.

A imagem de um pai, segundo ela, de forma geral nos indica a posição absoluta de podermos ser a encarnação de continuidade. Além de tudo, transfere a segurança de um exemplo de vida, onde podemos nos espelhar, talvez intensificar-nos com sua figura a cada instante, a cada momento em que a vida nos deixa cair.

“Para mim, tenho dois pais e sempre estão vivos dentro de mim: um se refere ao meu mundo espiritual, minhas crenças religiosas, e o outro, se refere à minha formação da carne e constitui minha educação e carga psicológica. Eu estou interessada no artista com sua carga psicológica, eu digo, “O Louco atrás do trabalho com sua exclusividade da mente. Meu Pai foi um grande exemplo disso. Uma pessoa dedicada intensamente ao seu trabalho, tão ligado em suas descobertas que em fim se tornou exclusivo em seus conhecimentos. Mesmo assim deixou uma imagem serena e gentil a quem o conheceu. Para mim ele reflete bem esse quadro”.

Castelan explora a ideia de linhas que viajam infinitamente no espaço e alguns desenhos que são transposições de obras da Galeria Nacional que se referem à imagem de Jesus Cristo e à Família Sagrada, procurando também inspiração em alguns ícones da pintura, como Tarsila do Amaral.

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição de desenhos e pinturas “Em nome do pai”, da artista plástica catarinense, residente em Londres, Isabela Castelan.
QUANDO: De 15 de março a 07 de abril de 2011. Visitação de segunda a sexta-feira, das 07 às 20 horas.
ONDE: Hall da Reitoria da UFSC, campus universitário João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC: (48) 3721-9348 ou 3721-9447 – – www.dac.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img