20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Italianos dominam Mundial de Beach Tennis no Santinho

spot_img

Italianos dominam Mundial de Beach Tennis no Santinho

spot_imgspot_img

Os atletas italianos dominaram a penúltima Circuito Mundial de Beach Tennis, que terminou na tarde de domingo(12) na praia do Costão do Santinho, na praia do Santinho, Norte de Florianópolis. Foi o primeiro torneio do circuito mundial realizado no Brasil.

A Itália, aonde foi criada a modalidade, dominou as três categorias em disputa, vencendo atletas brasileiros na final. Na dupla masculino, A dupla Alessandro Calbucci/Nicolo Strano venceu os brasileiros Guilherme Prata/Vinicius Font(RJ) por 2 sets a 0. Os jogos são todos disputados em duplas, mas, no ranking, eles pontuam individualmente, podendo mudar a dupla ao longo do circuito. Calbucci é o número 5 do mundo e Strano o 11o. Prata chegou ao Santinho em 22o lugar no ranking mundial e Font em 30o e subirão no ranking, já que a ITF((Federação Internacional de Tênis) divulgará, na próxima semana, o ranking mundial após esta etapa. “Tentamos, mas não deu, pois os caras são bons. Mas valeu, pois foi um grande resultado, ainda mais na 1a etapa realizada no Brasil”, salienta Guilherme Prata.

Entre as mulheres, a ex-tenista Joana Cortez, a maior fomentadora do esporte no Brasil, formou dupla com a também carioca Samanta Barijan e chegou até a grande final, mas foram derrotadas por 3 sets a 1 por Simona Bonadona e Eva Dalia, 3 e 5o do mundo, respectivamente.

Na categoris mista(um homens e uma mulher), Andrea Peing/Katia Italo foi a dupla campeã, seguido por uma dupla mista do Brasil e República Tcheca, formada por Edward Kozuniws e Flávia Muniz. “O evento foi um sucesso e comprovou o que já se falava no circuito: o Brasil, em especial Floripa, tem um potencial enorme para o beach tennis”, salienta Eduardo Marcondes, da Ponto, empresa organizadora do evento.

O circuito segue para a cidade do Rio de Janeiro – aonde o esporte é mais forte no Brasil – que sedia entre os dias 17 e 19 a última etapa do circuito. “Rio e Santos, em São Paulo, tem até associação e, em Floripa, acredito que será mais um celeiro de atletas”, salienta Joana Cortez.

O torneio foi um dos quatro principais eventos no mundo na modalidade, tendo nível G1, a mais valiosa do circuito mundial com 10 mil dólares de premiação.

O Beach Tennis, como o próprio nome sugere, é o tênis praticado na beira da praia, cujas regras são as mesmas do esporte praticado nas quadras. O sistema é o mesmo e a diferença é que a bola não toca no chão.

O evento teve o patrocínio do Costão do Santinho Resort, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Florianópólis e I9 Energético e o aoio foi da Coca-cola, Jack Daniels, Effect, Chandon e Lagoa Social. A organização foi da Ponto Eventos Especiais e FCT(Federação Catarinense de Tênis) e supervisionado pela ITF (Federação Internacional de Tênis).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img