22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Jazz percussivo com Leandro Fortes é atração das quartas-feiras na Casa de Noca

spot_img

Jazz percussivo com Leandro Fortes é atração das quartas-feiras na Casa de Noca

spot_imgspot_img

Sonoridades africanas, de Cuba, tons da América Latina, batidas do Brasil, sob a batuta do jazz – essa é a proposta das noites “AfroJAZZ”. Promovida pelo guitarrista Leandro Fortes, o encontro é a pedida das quartas-feiras de dezembro, às 21 horas, no espaço multicultural “Casa de Noca – Música . Gastronomia . Artes”. No evento de abertura, que acontece nesta semana, no dia 07, Fortes escalou, Carlos Ribeiro Junior (baixo), Maycon de Souza (sax) e os percussionistas André FM, Rodrigo Campos e Marinho Freire.

No repertório, temas brasileiros como Canto de Xangô e Bocoché, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, Qui nem jiló, de Luiz Gonzaga e Trilhos Urbanos, de Caetano Veloso se misturam com temas internacionais como o Afro Blue, da cubana Mongo Santamaria, e Invitation, do norte-americano Roy Hargrove.

“Nossa intenção é brincar com as sonoridades, fazer um jazz bem percussivo sem bateria, com três músicos na ‘cozinha’. Consequentemente, vamos valorizar as influências, as batidas africanas. Ao mesmo tempo, canções brasileiras vão ganhar um tom mais jazzístico”, destaca o músico. De acordo com Rafael Rodriguez, um dos produtores da Casa de Noca, o evento busca brincar com o jazz, trabalhar o ritmo de uma forma mais dançante. “Teremos espaço, tanto para quem quiser curtir o som sentado, como para os mais agitados que queiram bailar um pouco”!, completa.

Leandro Fortes

Leandro Fortes é compositor, guitarrista e violonista, e apresenta um trabalho que traz características da música brasileira, sul-americana e jazz. Com o Quarteto Rio Vermelho, (ao lado de Rafael Calegari, Mauro Borghezan e Cristian Faig,) gravou dois CDs e um DVD, já realizou uma turnê através da rede SESC, e tem se apresentado em prestigiados festivais como “Floripa Instrumental”, “FEMUCIC-Londrina” e “Cascavel Jazz Festival”.

Além do virtuosismo musical, Leandro Fortes é conhecido por organizar na capital catarinense noites no formato jam session. Em dois anos de trabalhos nesse formato, o músico calcula que mais de 60 artistas locais, nacionais e internacionais passaram pelo projeto. O músico já se apresentou com diversos artistas, entre eles: Isabel Padovani, Glauco Solter, Fanta Konate, Carlinhos Antunes, Debbie Cunningham, Mauro Albert, Billy Newman, Apostolos Sideris. Em “jam sessions” teve oportunidades de tocar com músicos como Hermeto Pascoal, Les Paul, Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Márcio Bahia, Kiko Freitas, Vinícius Dorin, Sérgio Brandão, Ernesto Simpson, entre outros. Atualmente prepara seu primeiro disco solo, que será lançado em 2012.

Evento:
AfroJazz, com Leandro Fortes
Quarta-feira, dia 07
21 horas
R$ 10,00
Casa de Noca (Avenida Rendeiras, 1176, Lagoa da Conceição)
Informações: (48) 9921-6986 – www.casadenocafloripa.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img