18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema nesta sexta-feira na Fundação Badesc

spot_img

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema nesta sexta-feira na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

O diálogo da equipe de produção com o imaginário de pacientes – todos do sexo masculino – internados no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Penitenciária de Florianópolis é o ponto de partida do roteiro de Entrelinhas, que será exibido e debatido nesta sexta, 28/05, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, e faz parte da Jornada de Gênero, Teatro e Cinema.

“O dispositivo de filmagem foi baseado num conceito definido por Freud como ´atenção flutuante`, que consiste numa escuta sem preocupação imediata com o que poderá ser retido da conversa”, explicam os diretores. Dessa forma, eles se colocaram numa situação de aleatoriedade desejada, sem entrevista pré-marcada e abrindo espaço à espontaneidade das falas.

Entrelinhas foi roteirizado, produzido e dirigido pela artista catarinense Letícia Cardoso e o cineasta Pedro MC, através do Edital de Vídeo do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, com montagem de Yannet Briggiler.

Os convidados do debate

Letícia Cardoso: graduada em Artes Plásticas na Udesc e mestre em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS, e tem uma trajetória de experimentação em exposições, coletivas, performance e narrativas. Foi contemplada recentemente pela Bolsa Iberê Camargo para produzir um vídeo na Universidade de Austin, no Texas, dialogando com o filme “Paris, Texas” de Wim Wenders.

Pedro MC: cineasta catarinense que desenvolve pesquisa na produção audiovisual em narrativas não convencionais, atualmente trabalha como diretor de comunicação da Cinemateca Catarinense e é ministrante do curso de extensão de Cinema Digital/Documentário no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC

A cada sessão um convidado discute a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Udesc, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

Promoção: Grupo de Estudos do Projeto Teatro e Gênero, coordenado pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (Cênica/Ceart/Udesc)
Apoio: Fundação Cultural Badesc, R. Visconde de Ouro Preto/216 – Florianópolis, 3224-8846
Organização: Maria Brígida de Miranda (Ceart/Udesc)
Fátima Costa de Lima (Ceart/Udesc /CIN-Unisul)
Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)
Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema: são realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img