17.6 C
fpolis
quarta-feira, julho 6, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Jornalista Celso Martins é o convidado do mês no Círculo de Leitura de Florianópolis

Jornalista Celso Martins é o convidado do mês no Círculo de Leitura de Florianópolis

spot_imgspot_img

O jornalista Celso Martins é o convidado da 55ª edição do Círculo de Leitura de Florianópolis, que encerra as atividades de 2010 desse grupo que se reúne para falar sobre livros e cultura em geral. Com 33 anos de carreira, ele pertence à geração de repórteres acostumados à rua, a testemunhar os fatos onde eles ocorrem, e embora tenha formação acadêmica em História foi no ato de “reportar os acontecimentos”, segundo sua própria expressão, que passou a maior parte da vida profissional. O Círculo de novembro será no dia 25, quinta-feira, às 18h, na sala Harry Laus da Biblioteca Universitária da UFSC.

Celso Martins da Silveira Júnior nasceu em Laguna em 1955, mas criou-se em Florianópolis. Atua no jornalismo desde 1976, tendo iniciado as atividades de repórter no antigo “Diário Catarinense” (pertencente ao grupo Diários Associados, de Assis Chateaubriand). Na década de 70, atuou em veículos da imprensa alternativa paulista (“Movimento”, “Hora do Povo”, “Voz da Unidade”) e participou de movimentos poéticos e literários, lançando algumas obras mimeografadas.

Depois disso, passou pelas redações de “A Gazeta”, “Jornal de Santa Catarina”, “Bom Dia Domingo”, “O Estado” e “Extra” (este, de Joinville). Também foi repórter especial de “A Notícia”, na sucursal de Florianópolis, entre 1998 e 2007. Nos anos 90, foi produtor de jornalismo na rádio Guarujá e na TV Barriga Verde. Hoje, exerce o jornalismo através dos blogs Sambaqui na Rede (onde divulga textos e fotos sobre o bairro onde mora, como as festas do Divino, o carnaval, a pesca, a maricultura, os costumes, o meio ambiente) e Fragmentos do Tempo (focado nos seus estudos sobre o Contestado).

Publicou, entre outros, os livros “Vida dura” (poemas), “Anita Garibaldi – Heroína da liberdade” (em parceria com Dagoberto Martins), “Os Comunas – Álvaro Ventura e o PCB catarinense”, “Farol de Santa Marta – A esquina do Atlântico”, “Tabuleiro das águas – Resgate histórico e cultural de Santo Amaro da Imperatriz”, “Os quatro cantos do sol – Operação Barriga Verde” e “O mato do tigre e o campo do gato – José Fabrício e o combate do Irani”. E continua trabalhando sobre temas ligados à história de Santa Catarina. “Sou um repórter por vocação e faço dos jornais antigos e atuais a matéria-prima para minhas pesquisas”, conta.

O CÍRCULO

Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann, Mário Prata, Rogério Pereira, Rosana Bond e Tabajara Ruas foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

spot_img