fique por dentro de floripa

- Variedades - Longa “Rendas no Ar” segue gravações na Ilha de Anhatomirim

16.09.2011

Longa “Rendas no Ar” segue gravações na Ilha de Anhatomirim

16.09.2011
 Longa “Rendas no Ar” segue gravações na Ilha de Anhatomirim
Foto:

As filmagens iniciaram em 17 de agosto e seguem até o dia 21 de setembro na Ilha de Anhatomirim e Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim. O projeto da Vagaluzes Filmes venceu o Edital Catarinense de 2009 e conta com produção associada da Usina da Alegria Planetária, parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Projeto Fortalezas/UFSC e apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Ana é uma jovem de personalidade irreverente e indomável. Após a morte de seus pais, depara-se com a opressão causada pelo confinamento a que é submetida pelo homem que passa a ser seu tutor. Em sua condição de mulher, órfã e supostamente louca, vivendo na antiga Desterro do século XIX, ela é interditada de sua herança e direitos.

Esse é o enredo do longa-metragem “Rendas no Ar”, com direção de Sandra Alves e roteiro de Vera Longo, André Collazzi e Sandra Alves. O filme é uma reflexão sobre liberdade, clausura, dinheiro, poder, loucura e poesia. A personagem principal, Ana, encontra nas palavras poéticas uma forma de se manter sã. O título faz referência às rendas de bilro e é uma metáfora em relação ao patrimônio herdado pela protagonista.
Durante os dias de filmagem, a equipe tem que lidar com certas adversidades, como o período de chuva. A diretora Sandra Alves contou que as chuvas não atrasaram aprodução, porém dificultaram o trabalho de deslocamento da equipe. Outro ponto é de que o filme é rodado em uma ilha. Para chegar todo dia ao local de filmagem, todos são transportados na escuna Vento Sul, com o capitão Zé Luiz. No fim do dia, equipe e elenco trabalham juntos para reunir todo o material que deve ser levado de volta ao continente.

O longa é todo produzido com o conceito de sustentabilidade. A direção de arte, feita pela equipe da Usina da Alegria Planetária, produziu todo o figurino com reaproveitamento de roupas e peças doadas ou compradas em brechós. Os móveis e objetos que compõem o cenário também foram doações ou empréstimos de locais como o Museu do Lixo, da Comcap.

A atriz Marina Medeiros faz o papel da protagonista Ana. Nara Sakarê interpreta a ama Maria Morena e o papel do tutor Fonseca é feito pelo ator Renato Turnes. A preparação do elenco foi feita com Christian Duurvoort, responsável pela preparação de atores em produções como Ensaio sobre a Cegueira e Cidade dos Homens. As atividades duraram quatro semanas e foram feitas no espaço da Usina da Alegria Planetária, em Cotia, São Paulo.

Mais informações: www.vagaluzesfilmes.wordpress.com.br

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Feriado de Páscoa em Jurerê Internacional terá shows e gastronomia temática

17.04.2019

Feriado de Páscoa em Jurerê Internacional terá shows e gastronomia temática

Anitta faz show nesta sexta-feira em Jurerê Internacional

16.04.2019

Anitta faz show nesta sexta-feira em Jurerê Internacional

Camerata fará show com Zeca Baleiro em Florianópolis no dia 30 de abril

15.04.2019

Camerata fará show com Zeca Baleiro em Florianópolis no dia 30 de abril

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.