17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Memorial Meyer Filho abre a exposição coletiva Dicionário de Ideias Feitas

spot_img

Memorial Meyer Filho abre a exposição coletiva Dicionário de Ideias Feitas

spot_imgspot_img

De 5 a 20 de outubro, o Instituto Memorial Meyer Filho, em Florianópolis, promove a exposição “Dicionário de Ideias Feitas”. Com vídeo, objeto, instalação e texto, a mostra conta com seis artistas e o coletivo ERRO Grupo (com atores formados pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), tematiza principalmente o uso da escrita na arte contemporânea. Seja através de objetos que fazem alusão à escrita ou mesmo com obras que tem como principal ferramenta o próprio texto, o gesto nominalista fica sendo o eixo de discussão.

De acordo com os organizadores, “Dicionário de Ideias Feitas é o título de um livro inacabado de Flaubert. Nele, o escritor francês, ainda no século XIX, pretendia descrever, através de pequenos verbetes, alguns clichês da época. A apropriação de idéias feitas, alteradas e pervertidas pela ironia, será a sugestão do ready-made de Duchamp, algumas décadas depois de Flaubert”.

Esta exposição pretende lidar com tais questões. A ficção e a autobiografia, por isso, são duas de suas marcas. A apropriação e o clichê também. Quem se apropria, de certo modo, é um falsificador. A escrita ora se relaciona com o tempo do vídeo, ora com um objeto; sempre com alguma ficção. Por vezes também desaparece, deixando apenas o seu vestígio.

Sob curadoria do crítico de arte Victor da Rosa, a mostra conta obras dos artistas: Cildo Meireles, Cláudio Trindade, João Serraglio, ERRO Grupo, Omar Piando, Rafael Campos Rocha, Ronald Polito.

Serviço:

O quê: Exposição coletiva “Dicionário de Ideias Feitas”
Quando: Abertura: dia 5 de outubro, a partir das 19h.
Visitação: De 5 a 20 de outubro – Visitação das 13h às 19h de segunda a sexta.
Onde: Instituto Meyer Filho. Praça XV de Novembro, 180. Centro, Florianópolis.
Evento gratuito e aberto ao público

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img