14.7 C
fpolis
quinta-feira, outubro 21, 2021
cinesytem

Mercado Propaganda assina estratégias de três cases vencedores do Top de Marketing ADVB/SC

spot_img

Mercado Propaganda assina estratégias de três cases vencedores do Top de Marketing ADVB/SC

spot_img

Agência de Florianópolis é responsável pelas soluções criativas das empresas Água de Imperatriz, Chevrolet/GM e Sesc Santa Catarina. Entrega da premiação acontece no próximo dia 9 de dezembro, na Pachá, em Florianópolis.

Os números demonstram a seleta peneira. Dos 23 cases inscritos no Prêmio Top de Marketing ADVB/SC 2010, 10 foram selecionados e, destes, três levam a assinatura da agência Mercado Propaganda e Marketing. O quesito criatividade no desenvolvimento de estratégias inovadoras foi o mais avaliado pelo júri da premiação, composto por nomes de peso como o Diretor Nacional de Pós Graduação e Diretor Geral da ESPM/RS, professor Richard Lucht, Fernando Ribeiro Serra, diretor da Unisul e o ex-presidente ADVB/SC, Carlos Joffre do Amaral Neto.

Os cases premiados da agência que atua há mais de 20 anos no mercado catarinense, foram diferenciados, com estratégias aplicadas às marcas e produtos de forma inusitada e de resultados. No case “Mate a Sede Bonito: Estratégias para tornar a água mineral Imperatriz a mais lembrada e consumida de Santa Catarina”, por exemplo, a empresa pontua que foram adotadas duas estratégias ao longo do trabalho de reposicionamento da marca no mercado. A primeira, em 2005, trouxe um resultado de incremento de 45% nas vendas de outubro/2005 a março/200, um aumento de 10% na lucratividade, a conquista do Prêmio Waldemar Junqueira de “Rótulo mais bonito do Brasil” e do Top of Mind na Grande Florianópolis, além da consolidação da liderança estadual no segmento garrafão 20 litros.

A segunda estratégia montada pela Mercado Propaganda e Marketing para a Jan, fabricante da Água Mineral Imperatriz, veio em 2008, mediante a nova portaria do DNPM, que impunha o prazo de validade de 3 anos para os garrafões de água. Foi então, que a agência desenvolveu em etapas a estratégia de comunicação, integrando ferramentas como pesquisa de imagem, pesquisa qualitativa no desenvolvimento de um novo design para o garrafão 20 litros e no desenvolvimento de um garrafão exclusivo e, é claro, fez a comunicação ao mercado do novo produto. “Os resultados foram fabulosos e dignos de Top de Marketing. Tivemos um aumento de 100% na margem de fidelização de nossos clientes já no primeiro mês”, explica Ricardo Barbosa Lima, um dos diretores da Mercado. E os resultados não pararam por aí. A Participação de mercado da água mineral pulou de 50% para 62%, sua embalagem foi finalista do Prêmio Abre 2010, além de receber importantes premiações como Top of Mind em todo o Estado (Revista Impar e Jornal A Notícia) e o Prêmio Waldemar Junqueira como Melhor Peça de Inovação.

Outro case vencedor do Top de Marketing 2010 foi o intitulado “Chevrolet: Presença Nacional, Atuação Regional, Estratégia Local”, que relata uma operação estratégica implementada na GM de descentralização das decisões de marketing com sinergia de uma ponta a outra. Com decisões locais, os escritórios regionais puderam definir ofertas específicas para cada estado, para cada microrregião e cada cidade como, por exemplo, promoção de ar-condicionado para cidades da região litorânea. “Também obtivemos excelentes resultados dessa operação em Santa Catarina”, observa Pedro Cherem, sócio da Mercado. A Chevrolet foi a marca que teve o maior crescimento de vendas entre as principais marcas no Estado, no período acumulado de janeiro a setembro de 2010, quando comparado com o mesmo período de 2009. “Um crescimento de 5,3%, frente a uma retração de 1,1% da Volkswagem e uma retração de 4,5% da Fiat”, ressalta Cherem.

O terceiro assinado pela agência de Florianópolis foi o do SESC/SC. O case “O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR. 7º Festival Palco Giratório” foi desenvolvido após a constatação de alguns problemas do evento que entrava em sua sétima edição no estado: programação diversificada e peças realizadas em diferentes teatros e espaços públicos como calçadões em 30 dias de evento, além do grande volume de informação que deveria ser comunicado antes do inicio do festival e simultaneamente ao andamento do mesmo. Afora isso, enfrentava a concorrência, durante 10 dias, do 17º Floripa Teatro – Festival de Teatro Isnard Azevedo, evento tradicional na capital e com grande recall perante o público. A comunicação on line foi a grande ferramenta utilizada para dirimir o problema e o resultado foi animador: público mais qualificado, uma aproximação do público com a marca SESC e números extremamente positivos na internet. Em pouco mais de dois meses, o blog totalizou: 88 posts; 9 páginas; 13.762 visitas; 7.968 visitantes únicos (IP não repetido); e 79.705 páginas vistas. Dos acessos, 45,16% foram diretos e outros 42,05% via sites de referência. No Twitter, o usuário @giratório_sc contabilizou 494 seguidores; no Facebook, a comunidade Palco Giratório SC teve 521 amigos e 192 fãs; e no Orkut, foram outros 248 amigos. “O principal foi que o aumento de público em 2010 foi significativo, totalizando 4.932 pessoas a mais do que em 2009, um crescimento de 30%”, fala Barbosa Lima.

O comprometimento com os resultados e com a criatividade nas soluções encontradas tão salientados na análise dos cases inscritos no Top de Marketing da ADVB são justamente duas das premissas perseguidas constantemente pelos sócios da Mercado Propaganda e Marketing: Pedro Cherem e Ricardo Barbosa Lima. “Buscamos identificar necessidades e preferências e criar estratégias para construir percepções de valor sobre marcas e produtos”, fala Cherem. Para tanto, contam com o apoio do Grupo Publicis, do qual fazem parte e que está presente em 75 países nos cinco continentes, sendo o quarto maior grupo de comunicação do mundo.

Vencedores do Top de Marketing 2010

Água Imperatriz e Mercado Propaganda e Marketing
Case: MATE A SEDE BONITO – Estratégias para tornar a água mineral imperatriz a mais lembrada e consumida de Santa Catarina

No ano de 2005, a empresa enfrentou alguns desafios para posicionar a sua marca e foi então que começou a parceria com a Mercado Propaganda. A marca foi reformulada, novas embalagens foram criadas e o portfólio de produtos foi ampliado. Foi elaborado um plano de comunicação mostrando o novo posicionamento, as novas embalagens e informando a conquista do selo do Inmetro. Como resultado a empresa obteve um incremento de 45% nas vendas de outubro/2005 a março/2006 e aumento de 10% na lucratividade. Com relação ao garrafão de 20 litros, o problema teve início quando entrou em vigor a portaria do DNPM impondo prazo de validade de 3 anos para os garrafões. A estratégia utilizada para a renovação dos garrafões foi Pesquisa de imagem, pesquisa qualitativa; desenvolvimento de um novo design para o garrafão de 20 litros, desenvolvimento do garrafão exclusivo e comunicação. Os resultados foram aumento de 100% na margem de fidelização no 1º mês. Ganho de preço de 10%. Participação de mercado: pulou de 50% para 62%.

General Motors do Brasil Ltda
Case: CHEVROLET – Presença Nacional, Atuação Regional, Estratégia Local

No ano de 2007, a Chevrolet, que sustentava o título de maior montadora do mundo, atravessou uma grande crise mundial. A crise implicou em adiamento de novos lançamentos, fazendo com que a linha de carros da empresa ficasse consideravelmente desatualizada em relação à concorrência. A solução adotada pela GM foi investir em marketing regional, coordenação nacional e atuação local, além de implementar um complexo sistema de coordenação das ações de marketing que foi aperfeiçoado ano após ano até os dias de hoje. O resultado foi um crescimento de 5,3%, frente a uma retração de 1,1% da Volkswagem e uma retração de 4,5% da Fiat, no período acumulado de janeiro a setembro de 2010, comparado com o mesmo período de 2009.

Diário Catarinense
Case: Mostra Casa Nova 10 anos: Muito Além da Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo

A iniciativa surgiu com o objetivo de ingressar o Grupo RBS na área de eventos e promover novo apelo em mídia, complementado por um terceiro aspecto que se sobressaiu e foi parte essencial da estratégia ao longo do tempo: gerar experiências para os leitores.. A receita auferida pelo Grupo RBS foi superior a R$ 1 milhão na última edição, contudo a projeção é de que os negócios gerados ultrapassem os R$ 3 milhões, considerando venda de apartamentos, carros, realização de projetos pelos arquitetos, etc. O evento iniciou com um espaço físico limitado – em 2001 foram duas casas de 600 e 400 metros quadrados e na edição de 2010 chegou a 5,3 mil metros quadrados, no último piso do Beiramar Shopping.

Grupo All Entretenimento
Case: Posh: O mercado de luxo em Florianópolis

A casa noturna Posh, localizada no complexo Music Park, em Jurerê Internacional, funciona como o seu próprio marketing. No seu interior, o club tem uma simulação de biblioteca logo na entrada que como lounge. Como opção de alimentação, oferecer a Temakeria, com arquitetura super diferenciada. Os banheiros têm um estilo super interessante: espelhos com luzes em volta – que remetem a um camarim, deixando o ambiente sofisticado e elegante. Na pista de dança, o que surpreende é um lustre enorme de cristal. O reconhecimento no Brasil e em outros países foi resultado do comprometimento em fazer e oferecer o melhor possível em termos de entretenimento noturno. As festas da Posh foram comentadas e ganharam destaque em grandes veículos de comunicação do país.

its teen mídia
Case: its: um caso de comunicação para jovens que conquistou o mercado

Visando os adolescentes do século XXI, um grupo de jovens empreendedores decidiu criar uma empresa de comunicação focada neste segmento. O objetivo era se comunicar com este público de uma forma realmente original e pioneira, conquistando o nicho e tornando-se um negócio de sucesso. A primeira definição e estratégia para a criação da nova empresa foi estruturá-la dentro do conceito de Cross Media, também conhecida como Marketing 360o e a segunda grande solução foi batizar a empresa com um nome fácil de ser lembrado de poucas letras e com um apelo forte e atraente aos jovens

Pauta Distribuidora e Logística
Case: A conquista do mercado nacional distribuindo produtos de informática e fabricando computadores

Concorrendo com gigantes nacionais do segmento, os esforços de marketing, comunicação e logística para que a PAUTA preservasse o seu share mostravam-se cada vez mais desafiadores e, para agravar a situação, em 2008 ocorreu a grande crise mundial. As soluções criadas e implementadas pela PAUTA incluíram incrementar a desempenho do seu Portal para e-commerce com as mais avançadas ferramentas de venda, além de atendimento humano via call-center com 150 vendedores especialmente treinados. Os resultados foram bem expressivos, no período de 2008 para 2009, época da crise mundial, a PAUTA cresceu 4,57% no seu faturamento que evolui de R$ 350 milhões para R$ 366 milhões. De 2009 para 2010, contudo, este crescimento foi ainda mais acentuado, apontando para 10,11% no consolidado projetado até o final do ano, que deverá ficar na ordem de R$ 403 milhões. A estimativa para as vendas brutas totais em 2011 é de um incremento de quase 10%, podendo atingir R$ 442,9 milhões.

Portobello S.A.

Case: EXTRA FINO PORTOBELLO

A Portobello lançou a linha Porcelanato Extra Fino no Brasil em 2010. No entanto, a nova tecnologia exigia um domínio de um tutorial específico que, neste caso, englobaria práticas de transporte, manuseio e assentamento. Com um orçamento total que não chegou a R$ 1,5 milhão, a Portobello desenvolveu plataformas e materiais de venda e de treinamento, este último nas categorias presencial e EAD-Ensino a Distância. Displays de pontos de venda, folders, catálogos, embalagens, campanha publicitária, marketing digital assessoria de imprensa e eventos foram combinados em um mix de ações on e off line para gerar conhecimento, despertar o desejo de compra e fornecer o conhecimento necessário ao correto uso do produto. O resultado foi a rápida aceitação do produto pelo mercado: a comercialização deste produto, iniciada em junho de 2010, gerou até setembro um volume de venda acumulado de 18.000m², que resultou em uma receita de R$ 1.600.000,00.

RIC/Record SC
Case: Jornal do Meio Dia da RIC Record Santa Catarina: a conquista da audiência e a consolidação de mercado

As soluções e estratégias adotadas para alavancar o jornal incluíram manter parte do nome de seu pioneiro e consagrado telejornal, denominado “SBT Meio-Dia”; adotar uma inovação e diferenciação de impacto que resultou em um formato de programa de notícias; adotar uma filosofia de conteúdo estruturada em pilares temáticos, como: Comunidade, Esporte, Polícia e Cidade; e optar por âncoras regionais privilegiando a identidade como telespectador. Foram também criados novos formatos comerciais diferenciados, incluindo a opção de anúncios sob a forma de merchandising, veiculados em meios às edições do Jornal do Meio Dia. O principal destaque foi o aumento nos índices de audiência e share do programa, detalhados em quadros e tabelas no case, conforme dados do IBOPE. O novo ciclo de vida do Jornal do Meio trouxe também um significativo sucesso no faturamento de 2008 para 2010. De uma receita bruta de R$ 7,3 milhões em 2008, as vendas pularam para R$ 9,45 milhões ao final de 2009, equivalente a 29,45% de incremento.

Schaefer Yachts

Case: Uma nova marca náutica, de Santa Catarina para o mundo

A Grande Florianópolis sedia o mais importante pólo náutico de embarcações de entretenimento e lazer e do segmento luxo do país, gerando cerca de 1.200 empregos diretos e o triplo deles indiretamente, além da perspectiva de franco crescimento. Este cenário é o resultado do trabalho de um empreendedor vocacionado para o mar – e de centenas de colaboradores que apostaram no projeto da Schaefer Yachts, estaleiro que iniciou há 18 anos, em um galpão de instalações precárias. O estaleiro catarinense conquistou milhares de clientes e, na esteira de seu sucesso, outras empresas do mesmo ramo se instalaram na Grande Florianópolis – casos da Fibrafort, FS Yachts e Armada, que também têm atuação nacional em diferentes segmentos. O estaleiro catarinense festeja sua consolidação como marca vitoriosa que, em poucos anos, se tornou líder no país em lanchas até 50 pés, pautando suas ações pelo respeito à ética tanto na esfera econômica quanto nas áreas social e ambiental.

SESC Santa Catarina

Case: SESC – Festival Palco Giratório

Em 2010, o Festival Palco Giratório chegou à sua 7ª edição em Santa Catarina, realizado durante todo o mês de setembro. Embora bastante conhecido e respeitado pelo meio cultural e acadêmico, antes de seu início enfrentava alguns desafios cruciais pela grandiosidade do evento. Além disso, enfrentava a concorrência, durante 10 dias, do 17º Floripa Teatro – Festival de Teatro Isnard Azevedo, evento tradicional na capital e com grande recall perante o público. Penando nisso, a Mercado Propaganda planejou a estratégia de comunicação e adaptou as peças com a linguagem do Palco Giratório nacional. E à Qualé Digital coube a execução das ações de comunicação on line e em conjunto, a agência Mercado, o departamento de cultura do SESC e a assessoria de comunicação da entidade optaram pela internet para a divulgação do Festival. O resultado foi um público mais qualificado. Na internet, os números também foram positivos. Em pouco mais de dois meses, o blog totalizou: 88 posts; 9 páginas; 13.762 visitas; 7.968 visitantes únicos (IP não repetido); e 79.705 páginas vistas.

spot_img
spot_img