19.6 C
fpolis
domingo, setembro 19, 2021
cinesytem

Mobilização pelo Transporte Marítimo ganha força na Grande Florianópolis

spot_img

Mobilização pelo Transporte Marítimo ganha força na Grande Florianópolis

Na noite de ontem, dia 28, a Câmara de Vereadores de Florianópolis, por proposição do vereador Dr. Ricardo Vieira (PCdoB), recebeu o Projeto de Implantação do Sistema de Transporte Marítimo Integrado e discutiu com parlamentares municipais, prefeitos e representantes de várias entidades da Grande Florianópolis, a viabilidade para implantação desse modal na região.

A reunião ampliada contou com a presença dos Prefeitos de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), de Biguaçu, Castelo Deschamps (PP), do Secretario Regional de Desenvolvimento Urbano, Renato Hinning, da Diretora da Superintendência do Patrimônio da União, Isolde Espíndola, dos Vereadores, Jaime Tonello, Celso Sandrini e Lino Peres, da Capital, da Vereadora Salete, que representou a Câmara de Biguaçu, de representantes do Fórum da Cidade, UFSC, Sinduscon, UFECO, UJS, CTB e OAB, além de associações de moradores, ONG´s ambientais, sindicatos, cooperativas e demais órgãos relacionados ao tema.

Um dos pontos mais interessantes da reunião foi o comprometimento da Prefeitura de Biguaçu com o transporte marítimo e a disposição do Governador Raimundo Colombo em apoiar o projeto.

O Prefeito Castelo, juntamente com a Câmara de Vereadores, representada pela Vereadora Salete Cardoso, afirmaram o apoio a iniciativa e vão intensificar os esforços para que exista uma maior integração regional e viabilize assim, o transporte marítimo. “Nós já temos uma discussão acumulada sobre o tema e estamos finalizando os estudos para revitalização da Foz do Rio Biguaçu. Com a drenagem, vamos realizar a construção do mole e garantir a navegabilidade tanto o rio como também o acesso ao mar e assim, queremos integrar esse processo e transformar o transporte marítimo em realidade para Grande Florianópolis”, disse.

O Secretário Regional, Renato Hinning, reafirmou o apoio do Governador e disse que apóia a efetivação desse modal como forma de melhorar a mobilidade urbana. “Essa iniciativa do Prefeito Ronério, a atuação do vereador Ricardo, a vinda do Prefeito Castelo, a participação do Patrimônio da União aqui, mais as entidades, todo esse esforço mostra que estamos avançando. O Governador já se colocou a disposição para realização desse projeto. O que é preciso agora é a mobilização política, para que em breve o sistema aquaviário seja uma realidade”, afirmou.

A diretora do SPU, Isolde Espindola, disse que é a primeira vez que surge um projeto sério para utilização do mar e que esse projeto vai de encontro com a política do Governo Federal, de promover a inclusão social e o desenvolvimento sócio-ambiental, utilizando-se da intervenção na orla marinha. “Sempre que surge um projeto para região é feita verificação da utilização das áreas da União, a construção de um Pier é em área da União, e por isso fomos procurados. Então sempre faltou política para discutir o mar, quando o prefeito Ronério nos procurou, nós dissemos que quanto menor a área construída e menor a lamina d água, mais barato fica, fica mais viável e depois vê como pode ampliar. Agora, precisamos ver a integração, os outros municípios têm de discutir, para que possamos fazer a cessão para todos, para Florianópolis, São Jose, Biguaçu e Governador Celso Ramos”, ponderou.

O vereador Ricardo informou que conversou com o presidente do IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis Atila Nunes, e que ele se colocou a disposição para tratar do transporte marítimo e só não foi a reunião, porque estava na organização do debate sobre centralidade e mobilidade urbana, na prefeitura.

O vereador Celso Sandrini parabenizou a iniciativa do Prefeito Ronério, e lamentou a ausência de outras autoridades. “Eu apoio esse debate, realmente é importante essa discussão, mas lamento a ausência de outros prefeitos e outras autoridades, para parabéns ao Ronério pela iniciativa”, ponderou.

O vereador Lino Peres também comentou sobre a ausência do prefeito da Capital. “É fundamental que o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, esteja presente nesta discussão. De outra forma é impossível!”, reclamou.

Construindo Pontes

O Prefeito de Biguaçu, Castelo Deschamps, disse que vai construir uma ponte de dialogo entre o prefeito Dário Berger e os demais prefeitos. “Eu tenho certeza que o Djalma e o Dario Berger não vão se recusar a participar desse debate. Eles são parceiros dessa empreitada e vou buscar o apoio deles”, afirmou.

spot_img
spot_img

Leia mais