17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Mostra de imagens pelo fim da violência contra as mulheres começa nesta sexta

spot_img

Mostra de imagens pelo fim da violência contra as mulheres começa nesta sexta

spot_imgspot_img

O Núcleo Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens) da UFSC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, promove nesta sexta-feira, dia 25, a Mostra de Imagens pelo fim da Violência contra as mulheres, que integra a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Os participantes da Mostra produziram materiais visuais (fotos e artes gráficas) sobre o assunto, que serão expostos nesta sexta-feira, 25, no Centro de Florianópolis, e entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro, na Biblioteca Universitária e no Restaurante Universitário da UFSC.

Com o tema “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”, a campanha deste ano teve início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se estende até 10 de dezembro. Com ações estratégicas, tem como objetivo promover debates, sensibilizar e dar visibilidade a respeito das diferentes formas de violência contra as mulheres. A programação inclui palestras, mobilizações e oficinas entre outras atividades. Confira a programação.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero (NUSSERGE) da UFSC em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIN) também participa do evento e realiza, nos dias 7 e 8 de dezembro, o Seminário de Capacitação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Mais informações pelo telefone (48) 3251-6220.

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

A campanha foi criada em 1991 por movimentos de mulheres e atualmente é realizada em 159 países no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. É uma das mais importantes iniciativas de mobilização e sensibilização da sociedade para a questão da violência contra as mulheres.

Outro ponto de destaque é a crescente participação de diversos setores do governo e da sociedade civil nos eventos e ações realizados para a Campanha. Com a promulgação da Lei n.8.331, de 23 de julho de 2010, que institui o dia 25 de novembro como o Dia Municipal de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres fica responsável pela mobilização e articulação das atividades alusivas a esta data.

Outras datas que integram a Campanha:
20/nov. Dia Nacional da Consciência Negra;
25/nov. Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres;
01/dez.Dia Mundial de Combate à AIDS;
06/dez. Data do massacre de Mulheres em Montreal/Canadá que gerou a Campanha Laço Branco. No Brasil, desde 2007, Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres;
10/dez. Dia Internacional dos Direitos Humanos (encerramento da Campanha)
Confira o site da campanha

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img