27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mostra Manoel de Oliveira apresenta nesta terça-feira O Dia do Desespero

spot_img

Mostra Manoel de Oliveira apresenta nesta terça-feira O Dia do Desespero

spot_imgspot_img

Acontece nesta terça-feira, dia 1º de junho, no Teatro da UFSC, a sessão do filme O Dia do Desespero (1992) que integra a mostra “Grandes Diretores – Manoel de Oliveira”, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC. A primeira sessão foi dia 27 de abril e a mostra e vai até 30 de novembro, todas as terças-feiras às 12h seguida ou antecedida de eventuais debates. As datas das sessões serão interrompidas para o recesso escolar, IV FITA, 14º FAM e feriados. A mostra tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

Sobre o longa O Dia do Desespero (1992)

Os últimos anos de Camilo Castelo Branco, numa abordagem baseada em cartas do escritor cuja obra marca a realidade cultural do século XIX, em Portugal; refletindo os conflitos e contradições do autor. Ele vinha sofrendo dos olhos e, um dia, acordou cego. Alma torturada como era a dele, havia de ser a cegueira o impulsor para o ato final da sua vida. Ato final da sua vida? E o além-túmulo?

Duração: 73 min
Elenco: Teresa Madruga, Mário Barroso, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória
Festival de Locarno 1992 – Leopardo de ouro (ao conjunto da obra)

A mostra no Teatro da UFSC é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSC. Todos os filmes serão exibidos em DVD.

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação do filme O Dia do Desespero (1992), da Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira.
QUANDO: Dia 1º de junho de 2010, terça-feira, às 12 horas. A mostra acontece até 30 de novembro de 2010, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Por José Fontenele, Acadêmico de Jornalismo – Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC, com material da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img