24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Movimento SOS Rio da Madre realiza o Dia do Abraço neste sábado na Guarda do Embaú

spot_img

Movimento SOS Rio da Madre realiza o Dia do Abraço neste sábado na Guarda do Embaú

spot_imgspot_img

Com o objetivo de sensibilizar e acionar o poder público para a resolução dos problemas ambientais e de infraestrutura da praia da Guarda do Embaú, duas importantes mobilizações aconteceram nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, na Câmara dos Vereadores de Palhoça e durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, respectivamente. Alguns resultados já se somam ao Dia do Abraço, que acontecerá amanhã, dia 26, das 11h às 17h, em frente ao Rio da Madre.

Com o apoio unânime dos vereadores de Palhoça e dos deputados que aderiram ao Movimento depois do manifesto nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Movimento SOS Rio da Madre prepara as ações para o Dia do Abraço, que pretende reunir centenas de pessoas preocupadas com o ritmo acelerado da degradação do Rio da Madre.

De acordo com o presidente do Movimento, Plínio Bordin, o Rio da Madre, que integra a Reserva Estadual da Serra do Tabuleiro e desagua no Oceano Atlântico pela praia da Guarda do Embaú, vem sofrendo sérias agressões ambientais, como a retirada da mata ciliar de suas margens, a contaminação por agrotóxicos produzidos principalmente pelo cultivo de arroz em Paulo Lopes e o lançamento de esgotos. “Este é o nosso principal problemas atual, pois afeta negativamente a economia, o turismo e a qualidade de vida na região”, ressaltou.

O Movimento SOS Rio da Madre é uma iniciativa inédita e apartidária, que agrega diversas associações, moradores, surfistas, pescadores, comerciantes, empresários, artistas e amantes da Guarda do Embaú, considerada uma das praias mais belas do país e uma das melhores para a prática do surf no mundo, segundo diversas publicações e veículos de comunicação.

Além de ser o grande encanto da região e ter diariamente centenas de turistas que passam por suas águas para chegar à praia, o Rio da Madre fornece o sustento dos pescadores artesanais da região com uma grande fartura de peixes, crustáceos e moluscos. “A ocupação humana indevida na região é o principal fator para a série de impactos ambientais”, indicou Bordin.

Dia do Abraço – Apresentações culturais, artísticas e musicais, um grande abraço em forma de corrente humana e um painel indicador dos dias para o início das ações pelo poder público integram a programação do evento.

Entre as atividades estão shows com bandas da Grande Florianópolis, apresentações de teatro, futebol feminino e entre artistas e surfistas, caiaque para apsseio, corrida de canoa, confecção e lance de tarrafas, práticas yoga, pilates, capoeira, caminhada fotográfica, entre outras ações compõem o Dia do Abraço no Rio da Madre neste sábado. A sobrevivência da praia da Guarda do Embaú depende da recuperação do Rio, considerado um dos cenários naturais mais lindos e ricos do Brasil.

Serviço
O QUÊ – Dia do Abraço no Rio da Madre, Guarda do Embaú
QUANDO – Dia 26/02 (sábado), das 11h às 17h
ONDE- Praia da Guarda do Embaú, Palhoça

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img