23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Neste sábado participe do Dia da Mulher Totalmente Independente do Cigarro

spot_img

Neste sábado participe do Dia da Mulher Totalmente Independente do Cigarro

spot_imgspot_img
Evento acontece sábado(26) no estacionamento do Koxixos

foto/divulgação:

A Secretaria da Saúde da capital promove neste sábado(26) um mega evento dentro da campanha “Mulheres Totalmente Independentes”, que pretende reduzir o consumo do cigarro entre o público feminino. A atividade acontecerá dasdez às 18 horas no estacionamento bar Koxixos, na Avenida Beira-mar norte. Na programação, além de dicas de como deixar o vício até cuidados com a estética, um desfile de modas a cargo das alunas do Curso de Moda da UDESC.

O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a epidemia mundial do tabaco constatou que, enquanto o número de homens fumantes estagnou ou diminui, o de mulheres fumantes está aumentando. As meninas já experimentam e fumam tanto quanto os meninos em alguns países.

Em Florianópolis também: segundo a Pesquisa Nacional de saúde do Escolar (PeNSE, 2009) aos 12 anos, 24% dos meninos da capital já provaram cigarros e 22% das meninas. Portanto, em 10 anos o número de fumantes será praticamente igual entre os sexos. Paralelamente à moda do cigarro entre as mulheres vem o aumento de muitos tipos de câncer em mulheres, como câncer de pulmão, de bexiga, de colo de útero, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, pâncreas e rins. Os infartos, derrames e o enfisema também aumentam no sexo frágil que consome cigarros.

Se os homens aprenderam a fumar durante as guerras para aliviar a ansiedade dos jovens soldados, o tabagismo entre as meninas e mulheres foi um esforço de uma mirabolante campanha de marketing. Foi também durante as guerras que o paple social das mulheres começou a mudar e elas se tornaram alvo da indústria que viu nelas “um mercado não explorado”, segundo os documentos secretos da indústria do tabaco que vieram à público em 1996.

Desde a década de 50 começou a intensa exploração deste mercado através da criação e maciça propaganda de produtos direcionados ao segmento feminino. Criaram embalagens, formatos mais finos, adicionaram sabor de chocolate, menta, cereja e lhes deram nomes que aludissem aos desejos do público feminino. O marketing para convencer as mulheres a fumar usou, e ainda usa o emagrecimento (cigarros finos, ouslim, em inglês), o sex appeal, o charme e a busca da igualdade entre os sexos. A primeira propaganda para o público feminino chamou o cigarro de“a tocha da liberdade”…outro dizia..“um cigarro tão suave quanto o mês de maio”…

Os filmes de Hollywood glamorizaram o cigarro em cenas clássicas, e hoje se sabe que não foi de graça: as atrizes e as produtoras recebiam (e ainda recebem) patrocínio da milionária indústria do tabaco para anunciar seus produtos, uma técnica chamada de marketing cruzado, ou seja, o cartaz do filme de cinema expõe o que a indústria do tabaco tem para vender, e esta indústria paga o material de divulgação do filme – e do cigarros, indiretamente.

O que as mulheres ganharam com isso?

Na verdade toda esta propaganda é um engodo, pois fumar enruga, envelhece e tira a liberdade – pelo menos de usar contraceptivo oral sem maior risco de trombose. A menopausa chega três anos antes do que o programado, e com mais osteoporose. A voz perde o tom feminino e os dentes amarelam. Mas não é só a aparência que o cigarro compromete. Por onde a fumaça passa ela deixa um rastro de câncer.

Além disso, o coração das mulheres é mais vulnerável à nicotina, tanto quanto o seu pulmão. Mas a fumaça do tabaco contém mais de 4.000 substâncias que chegam até o mais íntimo do corpo, atingindo o sistema reprodutivo feminino, interferindo na fertilidade, na gestação e até na amamentação. Quem fuma tem mais dificuldades de engravidar, têm mais chances de abortos espontâneos, complicações na gravidez, parto prematuro, feto com problemas congênitos (estrabismo e pé torto congênito, p.ex.) e de “baixo peso ao nascimento”.

A síndrome da morte súbita infantil é mais comum em filhos de mães fumantes. Se a mãe fuma na fase da amamentação tem menos quantidade de leite, o bebê tem mais cólicas, diarréia, vômitos, irritabilidade e insônia pela grande concentração de nicotina no leite. Esta criança em contato com a fumaça do cigarro da mãe (ou pai) tem mais risco de desenvolver rinites, otites, amidalites, sinusites, asma e pneumonias. Até dificuldade de aprendizagem parece ser mais frequente em filhos de fumantes. Financeiramente a mulher também perde, e ela sabe disso: a mulher fumante, mais do que o homem, tem consciência que deixa de comprar coisas importantes para a casa só para sustentar sua dependência da nicotina. Uma roubada de pelo menos R$ 100,00 por mês.

Além destas conseqüências para a saúde e beleza das mulheres, a mulher-mãe serve de modelo a ser imitado para a próxima geração, perpetuando esta enganação. Afinal, quem fuma em casa está dando um “alvará de licença” pro filho fazer o que ela faz – educação é exemplo! E foi na adolescência que quase todas (e todos) começam ou começaram a fumar por promessas de charme, de uma vida livre ou de sucesso, ou pelo simples contágio pelo comportamento das gerações anteriores, menos expostas às informações. Afinal, comportamentos se espalham como uma virose…

Motivos não faltam para libertar as mulheres da propaganda enganosa. A informação empodera e liberta. Nós merecemos algo melhor que os efeitos colaterais do cigarro.

Veja o que você ganha parando de fumar:

  • hálito melhor, pele e cabelos mais cheirosos
  • menor chance de doenças
  • exemplo para crianças e adolescentes (imitam os adultos ao seu redor)
  • economia de dinheiro. Calcule o quanto você gasta com cigarros por dia, por mês e por ano. Quanto você já gastou na vida?

Parar de fumar pode não ser fácil, mas é possível! Vale a pena em qualquer idade!

Faça pelo menos uma tentativa séria ao ano, no seu aniversário, no dos filhos… E se precisar procure um centro de saúde para tratamento (veja emwww.pmf.sc.gov.br).

Para resistir ao desejo de fumar:

Água: é o melhor remédio para quem quer parar de fumar. Ela esfria o “radiador”. Ande com uma garrafinha e beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Alimentos de poucas calorias: coma frutas e saladas em abundância. Ande com canela em rama, cravo para se distrair quando bater a vontade de fumar.

Atividade Física: comece uma atividade que substitua o prazer de fumar e que ajude a aliviar o estresse. Você ganha duas vezes!

Ar: respire, medite, pense, reflita. Existem mil motivos para deixar de fumar. Qual é o seu?

Apoio: converse com os amigos, procure ajuda na internet, baixe um aplicativo no celular.

www.who.int

www.inca.gov.br

Veja no sitewww.who.intas imagens da campanha da OMS sobre tabagismo feminino.

E no site da Universidade de Stanford as antigas propagandas de cigarros- http://tobacco.stanford.edu/

PROGRAMAÇÃO

Nos Stands

Informações de saúde – SMS
Informativos de organizações sociais
Orientação nutricional – SMS
Cabeleireiro – Escola Maria Bueno
Orientação odontológica – SMS
Aurículo terapia – SMS
Massagem – ADVANCE
Customização – SMS
Distribuição de kits da campanha – SMS
Distribuição de cofrinhos – Caixa Econômica
Distribuição de água – Imperatriz
Sorteios

No Lounge
Exposição de propagandas
10:00, 13:00 e 17:30 – Rodas de bate papo – SMS

Na Passarela
10:00 – Aula de YÔGA – CDC ARAGUA
10:30 – Ginástica – SMS
11:30 – Alongamento – SMS
12:00 – Grupo de auto massagem – SMS
13:00 – Aula de dança – Marcelo Leal
14:00 – Grupo de auto massagem – SMS
15:00 – Aula de dança – Marcelo Leal
16:30– Desfile – Moda/UDESC
17:45 – Lian gong – SMS

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img