19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Noite do “AfroJAZZ” é atração das quartas-feiras na Casa de Noca

spot_img

Noite do “AfroJAZZ” é atração das quartas-feiras na Casa de Noca

spot_imgspot_img

O inusitado encontro musical prossegue na “Casa de Noca – Música . Gastronomia . Artes” e nesta quarta-feira (14), a partir das 21 horas, acontece mais uma edição do “AfroJAZZ”. Liderado pelo guitarrista Leandro Fortes, o encontro conta com Maycon de Souza no saxofone, Rafael Calegari no baixo e Rodrigo Campos, Alexandre da Maria e André FM na percussão.

Nas noites de “AfroJAZZ”, sonoridades africanas e de matriz na África, se misturam ao virtuosismo e imprevisibilidade do jazz. Para tanto, três fortes nomes da percussão em Santa Catarina estarão presentes no palco. Baterista e percussionista da banda Sociedade Soul, André FM, estuda os autênticos ritmos da África, em especial, da região da Guiné. Samba, forró, maracatu, entre outros balanços brasileiros são a seara de Alexandre da Maria. Com fundamentado nos estudos dos sons afrocubanos e afroperuanos, o músico de Araranguá, Rodrigo Campos, chamou a atenção do público na noite de estreia, tanto pela técnica, como pela energia da sua apresentação.

“O evento é uma amostra de como as sonoridades africanas permearam a cultura das Américas e do mundo. O melhor é contar com uma equipe bem heterogênea – todos entendem de musica, mas cada um com seu ponto forte”, afirma Fortes. Sobre o funcionamento da Casa de Noca nesta quarta-feira, Marinho Freire, um dos produtores do espaço Casa de Noca, explicou: “Haverá espaço, tanto para quem quiser curtir a apresentação sentado, bem como, para aqueles que quiserem bailar. Nosso intuito é quebrar com o estereótipo que vincula a música instrumental a mera contemplação”, propõe.

Sobre o Leandro Fortes
Leandro Fortes é compositor, guitarrista e violonista, e apresenta um trabalho que traz características da música brasileira, sul-americana e jazz. Com o Quarteto Rio Vermelho, (ao lado de Rafael Calegari, Mauro Borghezan e Cristian Faig,) gravou dois CDs e um DVD, já realizou uma turnê através da rede SESC, e tem se apresentado em prestigiados festivais como “Floripa Instrumental”, “FEMUCIC-Londrina” e “Cascavel Jazz Festival”.
Além do virtuosismo musical, Leandro Fortes é conhecido por organizar na capital catarinense noites no formato jam session. Em dois anos de trabalhos nesse formato, o músico calcula que mais de 60 artistas locais, nacionais e internacionais passaram pelo projeto. O músico já se apresentou com diversos artistas, entre eles: Isabel Padovani, Glauco Solter, Fanta Konate, Carlinhos Antunes, Debbie Cunningham, Mauro Albert, Billy Newman, Apostolos Sideris. Em “jam sessions” teve oportunidades de tocar com músicos como Hermeto Pascoal, Les Paul, Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Márcio Bahia, Kiko Freitas, Vinícius Dorin, Sérgio Brandão, Ernesto Simpson, entre outros. Atualmente prepara seu primeiro disco solo, que será lançado em 2012.

Evento:
AfroJazz, com Leandro Fortes
Quarta-feira, dia 14
21 horas
R$ 10,00
Casa de Noca (Avenida Rendeiras, 1176, Lagoa da Conceição)
Informações: (48) 9921-6986 – www.casadenocafloripa.com – www.facebook.com/casadenoca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img