O Secretário Márcio de Souza assume o cargo e propõe progresso com crescimento sustentável
O que deve mudar em Florianópolis com a nova gestão do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Márcio de Souza? A expectativa da resposta, claro, é de melhorias e de inovações na Capital catarinense, que recebe anualmente cerca de 1 milhão de turistas somente na temporada.
O novo secretário está tomando conhecimento do que estava em pauta na gestão anterior e do que realmente poderá ser colocado em prática a partir de agora. Seu discurso envolve planejamento, estratégia, progresso e crescimento sustentável. Souza acrescenta que para fazer política pública é preciso ter financiamento.
No Carnaval 2011, o secretário revela que o tema central será “Carnaval Encantado”, e que a Capital será enfeitada com foco na cultura local.
Souza falou também sobre a vontade de viabilizar um espaço para o samba perto do CentroSul. Uma espécie de galpão que serviria de concentração das escolas de samba, como no Rio de Janeiro. Ele foi um dos responsáveis de convencer a escola de samba carioca, Acadêmicos da Grande Rio, a fazer uma homenagem para a Florianópolis, através de um enredo sobre a ilha da magia, chamada Yjurerê Mirin – A Encantadadora Ilha das Bruxas.
No turismo, ele garante que as principais praias de Florianópolis terão banheiro público ainda para esta temporada. Porém, diz que primeiro deverá preparar o processo licitatório, o que demora no mínimo 90 dias. Mas vai agilizar que banheiros móveis. Outra intenção do secretário é colocar chuveiros fixos até 2012.
Sobre quem será o secretário-adjunto, Souza disse que está avaliando junto com o padre Vilson Groh.
Novos portais turísticos e investimento em mobilidade
Souza afirma que boa parte dos pontos de informações turísticas na Capital não estão ocupados pela prefeitura. Ele quer reestruturá-los e capacitar a mão de obra para atender o turista em um novo portal turístico. Outro foco de sua gestão é a mobilidade urbana de Florianópolis. Ele enfatiza que é a favor do transporte marítimo e de outras modalidades para a locomoção na Ilha de Santa Catarina:
– Vamos aprofundar o debate para viabilizar os licenciamentos e as questões técnicas para o transporte marítimo. É uma realidade irreversível – conta.
Uma visita a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está prevista para a próxima semana com o prefeito Dário Berger. Souza explica que irão conhecer o transporte marítimo do Rio Guaíba.
A liberação de faixas e acostamentos das pistas em pontos de engarrafamento também foram citados pelo secretário, que afirma ter conversado com a Polícia Militar Rodoviária sobre o assunto.
“Vamos aprofundar o debate para viabilizar os licenciamentos e as questões técnicas para o transporte marítimo. É uma realidade irreversível” – MÁRCIO DE SOUZA, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte
As metas para sua gestão
– Construir mais mirantes
– Investir em oficinas de artesanato no Maciço do Morro da Cruz
– Recuperar mirante do Morro da Cruz e investir na segurança do local
– Recuperar espaço do Parque da Luz
– Acompanhar andamento da ampliação do Aeroporto Internacional de Florianópolis
– Incentivar o uso de vans, como alternativa no transporte coletivo
– Qualificar o guia de turismo municipal
– Investir no turismo de negócios, religioso e eco-turismo
(VANESSA CAMPOS, DC, 22/01/2011)