20.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Oficinas na 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina

spot_img

Oficinas na 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina

spot_imgspot_img

Na próxima quarta-feira, dia 16, das 14 às 22hs o vão central do Beiramar Shopping será palco de duas oficinas de artes manuais. Artesãs dos projetos Broto do Galho e Tranças da Terra estarão na 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina mostrando ao público todo seu processos de produção, explicando como e o por que da utilização da matéria prima e dando dicas sobre a produção de produtos artesanais.

Sobre os projetos

Tranças da Terra

O artesanato feito em palha de trigo é uma marca da região montanhosa situada no Meio oeste de Santa Catarina. A técnica dessa produção artesanal foi resgatada pelo Projeto Tranças da Terra, nascido da necessidade de encontrar uma atividade que identificasse a região e gerasse renda para as comunidades rurais. O Projeto Tranças da Terra reúne 54 artesãos e 21 produtores de trigo envolvendo mais de cem famílias do Meio Oeste que, de forma associativa e em rede, desenvolvem um trabalho artesanal a partir da palha de trigo respeitando as raízes culturais da região. O projeto tem como essência o conceito de desenvolvimento, levando em conta a sustentabilidade social, econômica, ecológica, territorial e cultural e os princípios do comércio justo.

O SEBRAE/SC contratou consultores de design para trabalhar junto aos artesãos. Novos produtos foram criados e compõem as coleções: Cores da Terra, Flores da Terra e Curvas da Terra. Hoje 33 produtos incluindo os novos da Coleção Interiores fazem parte do projeto Tranças da Terra. São chapéus, sportas (sacolas), sousplat, capitéis, porta-vela, caminhos de mesa, jogos americanos, bolsas, cesta para pães, linha folhas, arandelas mesa e parede (caracol, casulo, listrada, trama), luminária de mesa, luminária flores, centro de mesa bromélia e revisteiro.

Após ganhar o Prêmio House e Gift de design, considerado o “Oscar” do design brasileiro, com o Cesto Flores na categoria artesanato regional, o Projeto Tranças da Terra venceu também outras importantes etapas no reconhecimento da qualidade de seus produtos sendo contemplado duas vezes com o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato (2006/2008). Em 2006 ficou entre as cinco unidades selecionadas em Santa Catarina e em 2008 entre as três unidades selecionadas, ficando em primeiro lugar no Estado obtendo a melhor pontuação. A Associação Tranças da Terra conquistou também o segundo lugar no Prêmio FINEP na categoria Inovação Social em 2006, e em 2008 foi a terceira colocada do Prêmio FINEP, região Sul na categoria Tecnologia Social. O projeto também foi agraciado com o Prêmio Planeta Casa, na categoria Ação Social uma ação pioneira da revista Casa Claudia. Através da Caixa Econômica Federal (CEF), o Tranças da Terra foi selecionado pelo Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro

Broto do Galho

O Projeto Broto do Galho reúne artesãos da comunidade de Campina da Alegria em Vargem Bonita, no Meio Oeste de Santa Catarina que, de forma associativa, desenvolvem um trabalho artesanal a partir de resíduos industriais de celulose. A celulose provém da árvore, e o resíduo industrial utilizado vem do processo do papel, o qual era descartado. Surge então uma dupla conotação: a recuperação da celulose descartada, dando-lhe um novo uso, e o início de um projeto de propósito socioambiental. Recupera a matéria e promove a sustentabilidade local.

O artesanato tem como essência o conceito de sustentabilidade, levando em conta as três dimensões fundamentais, a Ambiental, Social e Econômica. Com a transformação da matéria prima foram desenvolvidas 02 coleções: COLEÇÃO BROTO EM PAPELÃO (objetos de papelão – descarte industrial): Porta-treco, porta retrato, luminárias. COLEÇÃO PAIXÕES DO VIVEIRO (objetos com a técnica do papel machê – resíduo de celulose) Ave de Papel e centro de mesa. As peças trazem característica voltada à natureza e à conscientização ambiental. A transformação desses resíduos passa a peças decorativas e de utilidade que servem para presentear, brindes corporativos, decoração de ambientes e ideias inovadoras.

O Projeto iniciou no segundo semestre de 2009, com capacitação e palestra de associativismo, artesanato, e oficinas práticas para produção das peças artesanais, o lançamento dos produtos aconteceu em dezembro de 2010. E participa dessa amostra para conhecer melhor mercado e demonstrar o produto para futuros clientes, identificando assim os pontos fundamentais de visão do consumidor com relação a esse Artesanato.

Serviço

Oficinas de artes manuais
Quando: dia 16 de fevereiro das 14 às 22hs
Onde: 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img