21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Orquestra Filarmonia Santa Catarina recebe o pianista argentino Marcelo Balat

spot_img

Orquestra Filarmonia Santa Catarina recebe o pianista argentino Marcelo Balat

spot_imgspot_img

Apresentação com partituras de Mozart e Tchaikovsky será realizada no próximo dia 23, em Florianópolis. Convidado também ministrará uma MasterClass na UDESC

A Orquestra Filarmonia Santa Catarina realiza um concerto especial na próxima quarta-feira (23), às 21h, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. No palco, a presença do renomado pianista argentino Marcelo Balat, em uma noite comandada por partituras de Mozart e Tchaikovsky.

Aos 28 anos, o pianista argentino é destaque no cenário da música clássica internacional, realizando inúmeras apresentações em tradicionais salões da Argentina e da Espanha. Estudou análise musical e harmonia com o Maestro Sciammarella Valdo, exercendo os cargos de professor na Escola de Música da Rainha Sofia, na Espanha. Em 2010 ganhou o primeiro prêmio de piano da América Latina, além de ter sido aclamado pela crítica internacional com Concerto N. º 1 de Ginastera, apresentado pela National Symphony Orchestra da Argentina.

Em sua passagem por Florianópolis, o pianista irá apresentar juntamente com os componentes da Orquestra Filarmonia Santa Catarina Concerto para Piano e Orquestra n° 12 em Lá Maior , de Wolfgang Amadeus Mozart.Na continuidade do programa, a Orquestra apresenta a Serenata em Dó para Orquestra de Cordas, de Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1840-1893). O Concerto “Solistas Internacionais II” tem a Regência e Direção Artística do Maestro Gustavo Fontes. A organização da Orquestra irá oportunizar a realização de um ensaio aberto para que estudantes de escolas públicas da cidade tenham acesso à música clássica, no dia 23 de novembro, às 11h no TAC. E na Quinta-feira (24), o pianista Marcelo Balat irá ministrar uma Masterclass para os alunos de piano da UDESC.

Sobre o Programa

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Concerto para Piano e Orquestra n° 12
O gênero Concerto para Piano, talvez pela absoluta intimidade do autor com o instrumento, é um dos mais celebrados na obra de Mozart, sobretudo, por sua especial criatividade e liberdade composicional. As rapsódias introdutórias aos primeiros movimentos, por exemplo, impressionam sempre por sua inigualável efetividade. Se de um lado apresentam o material temático com impecável fluência, do outro, não revelam todos os seus segredos, que são sutilmente deixados ao solista, criando crescente expectativa para a entrada do mesmo. O concerto que ouviremos esta noite, pertencente ao grupo dos “três primeiros concertos vienenses”, é considerado por muitos especialistas o primeiro de especial relevância em sua obra. Formalmente, ele respeita a típica construção clássica em três tempos: um Allegro inicial em forma-sonata, um Andante lírico e expressivo, e um gracioso Allegretto final em forma de Rondó.

Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1840-1893), Serenata em Dó
Serenata, no sentido em que Tchaikovsky faz uso do termo, é um gênero musical para formações instrumentais de médio porte, em vários movimentos, situado musicalmente entre a complexidade de uma sinfonia e a leveza de um divertimento. A Sonatina inicial é marcada pela intensidade emocional de sua Introdução, que retorna como Coda Geral, e por sua forma sucinta, que elimina a seção de desenvolvimento como tal, dando vez a um “da capo literal”. A Valsa (ABA e Coda) revela-nos graça e leveza, sua seção B, mais agitada, serve-lhe como desenvolvimento. A Elegia, também uma forma-canção, inicia-se algo sóbria e hesitante, até que sua parte intermediária introduz uma das mais memoráveis melodias “molto cantábile” que tanto distinguem o compositor. O Finale é introduzido por um sereno acalanto ao qual se seguem o primeiro tema, ágil e “giocoso”, e o segundo, um agradável “con anima” cantado pelos violoncelos. Como Coda Geral, temos o retorno da Introdução do primeiro movimento, fechando o círculo, e um agilíssimo “stretto” final.

Sobre a Orquestra Filarmonia Santa Catarina

Composta atualmente por 15 integrantes, a Orquestra é resultado da união de músicos catarinenses que tinham um objetivo em comum: uma orquestra reunindo apenas músicos com formação profissional e integralmente dedicados à atividade musical, o que se transformou em um dos seus principais diferenciais, perceptível na formação de alta qualidade artística.

Serviço

O que: Solistas Internacionais II – Com Marcelo Balat
Quando: 23 de Novembro de 2011
Horário: 21h
Local: TAC – Teatro Alvaro de Carvalho – Centro – Florianópolis
Ingressos: à venda no local, ao valor de R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img