Mutirão acontece na na sexta-feira, 9h, no camelódromo de Florianópolis
O Mutirão de Educação Ambiental será na sexta-feira(10/09), 9 h, no Mercado Público e Camelódromo, no Centro de Florianópolis, cujo objetivo é conscientizar os lojistas sobre a importância da reciclagem de lixo, como a melhor maneira de se fazer a separação dos resíduos, o horário e o modo mais adequado de disposição do material para a coleta.
Desenvolvido pela Associação FloripAmanhã, COMCAP e ONG Nosso Lixo, a ação faz parte do projeto Recicla Bem Floripa. A ideia é ter equipe das três instituições para percorrer os boxes dos dois locais conversando com os lojistas sobre a melhor maneira de se fazer a separação dos resíduos, o horário e o modo mais adequado de disposição do material para a coleta.
Em Florianópolis ainda é muito pequeno o percentual do lixo destinado à reciclagem. Apenas 6% do total de resíduos sólidos coletados na cidade vem da coleta seletiva da Comcap. Além disso, muitas vezes a separação do material não é feita adequadamente. Material sujo, por exemplo, não serve e ainda pode contaminar resíduos limpos, impedindo o aproveitamento.
Segundo estudo da Comcap, pela caracterização dos resíduos sólidos produzidos na Capital, 38% correspondem a material seco que poderia ser reciclado, mas que, como não são separados pelo cidadão, seguem para o aterro sanitário. Nesta comparação, o resultado da coleta seletiva corresponde a 15,38% do potencial reciclável. Ou seja, ainda há muito material que poderia ser reciclado sendo desperdiçado e ocupando espaço útil do aterro sanitário.
A ideia é ter equipe das três instituições para percorrer os boxes dos dois locais conversando com os lojistas e entregando material informativo, criado pela agência
sobre a melhor maneira de se fazer a separação dos resíduos, o horário e o modo mais adequado de disposição do material para a coleta.