22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Pedra Branca formaliza parceria com a SCGÁS para fornecimento de gás natural

spot_img

Pedra Branca formaliza parceria com a SCGÁS para fornecimento de gás natural

spot_imgspot_img

Projeto prevê investimento de R$ 5 milhões e atendimento inicial de 10 mil residências no bairro referência em urbanismo sustentável

A Cidade Sustentável Pedra Branca e a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) formalizaram no último dia 25 de outubro parceria para implantação do sistema de fornecimento de gás natural no bairro localizado na Grande Florianópolis. Marcelo Gomes, diretor do empreendimento, e Oswaldo Luiz Monte, diretor técnico comercial da SCGÁS, assinaram o contrato que estabelece o investimento de R$ 5 milhões na construção da rede de mais de 15 km de tubulações.

O início das obras está previsto para os primeiros meses de 2012 e a conclusão da primeira etapa até o final do mesmo ano. Inicialmente, 10 mil residências e centenas de estabelecimentos comerciais instalados no local devem ser atendidos. Otimista com a novidade, Marcelo Gomes destaca que além de econômico, o gás natural era a fonte de energia que faltava para consolidar o conceito de sustentabilidade e responsabilidade ambiental da Pedra Branca. “Com essa inovação temos a oportunidade de criar uma infraestrutura de alta perfomance e inteligente, pensando no cliente final. Isso é ser sustentável”, evidencia.

Dentre as principais vantagens obtidas na escolha por esse sistema de produção de energia estão a menor dependência da rede elétrica e emissão de poluentes e a redução nos custos. O gás natural traz também benefícios ambientais já que, por ser uma fonte de energia mais limpa que os derivados do petróleo e do carvão, sua combustão é mais facilmente regulada. Para o futuro, o diretor da Pedra Branca aposta na cogeração de energia a partir dos resíduos orgânicos produzidos pelos moradores do próprio bairro como outra alternativa energética. “Aquele alimento que sobrou na panela vai passar por um procedimento e voltar como energia para acender o fogão”, projeta Gomes.

A Pedra Branca é referência para o mercado nacional em Urbanismo Sustentável e único projeto na América Latina nestes padrões. Um bairro que consolida-se com infraestrutura de cidade com parques, lagos, muita vegetação, escola, universidade, comércio e um crescente número de empresas – já são 100 instaladas com mais de 5 mil empregos diretos gerados. Para os próximos anos o local deve abrigar mais de 30 mil moradores.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img