23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Pós em políticas públicas abre campo profissional em Florianópolis e Região

spot_img

Pós em políticas públicas abre campo profissional em Florianópolis e Região

spot_imgspot_img

Conselhos e associações municipais e Unisul exploram nicho do Serviço Social

As aulas do curso de Pós-Graduação em Gestão Social de Políticas Públicas tiveram início em Florianópolis no final de outubro. Ele é viabilizado pela parceria entre a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), e Unisul.

A turma é composta por 27 trabalhadoras da política de assistência social – assistentes sociais e pedagogas. As aulas acontecem a cada 15 dias, na Unisul em Florianópolis, nas sextas (tarde e noite) e sábados (manhã).

No dia 21 aconteceu a aula inaugural, com a presença do coordenador dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da Unisul, Peter Johann Burger, e também da coordenadora do curso de Serviço Social, Regina Panceri. “Essa parceria reflete a gestão inovadora da Unisul de educar ao longo da vida, ou seja, o conceito da educação permanente que representa atualmente a identidade da Unisul. Observei a elevada demanda para esse curso de profissionais egressos do curso de Serviço Social da Unisul. Hoje a universidade oferece educação permanente em todos os níveis de ensino. Desde o ensino fundamental até a pós-graduação stricto sensu, na modalidade de doutorado”, afirma o professor Peter.

A aula inaugural foi ministrada por Georgia Benetti, mestre em Ciência do Movimento Humano e doutora em ciências humanas. É analista acadêmica no núcleo de apoio à pós-graduação, integrante da equipe técnica da pró-reitoria de ensino da Unisul. Ela acredita que esta especialização abre um campo profissional para o graduado em Serviço Social, além de expandir esta área do conhecimento. “Procurei abordar a mudança que existiu no cenário nacional que começou com a nova constituição. Nela a população é chamada para trabalhar com as políticas públicas através dos conselhos municipais. É preciso saber trabalhar de uma maneira que se selecione temas e áreas que serão alvos de políticas públicas e que estes temas entrem na agenda do estado”, afirma Benetti.

Representando a GRANFPOLIS, estava o presidente e prefeito de São João Batista, Aderbal Manoel dos Santos, o diretor executivo da Agência Intermunicipal de Regulação, Marcos Fey Probst, representou neste ato o Presidente da Federação Catarinense de Municípios e Prefeito de Caçador Saulo Sperotto. Também compareceu a coordenadora do curso de pós-graduação da Unisul, e coordenadora de formação da EGEM, Janice Merigo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img