15.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Primeira edição da Maratona Cultural de Florianópolis ocorre neste final de semana

spot_img

Primeira edição da Maratona Cultural de Florianópolis ocorre neste final de semana

spot_imgspot_img

Com a realização de mais de 200 espetáculos gratuitos de diferentes plataformas culturais

Tem para todos os gostos, todas as idades e todas as regiões. Os números e a imensa variedade de atrações evidenciam que a cidade de Florianópolis irá respirar cultura entre os dias 25 e 27 de novembro, em três dias de uma verdadeira imersão na produção cultural catarinense. É a Maratona Cultural, que chega a 24 pontos da cidade, levando uma programação multicultural, gratuita e de qualidade.

As primeiras atrações sobem ao palco às 19h30 de sexta-feira (25), já mostrando para o público da capital catarinense a verdadeira dimensão do evento. Os irreverentes e legítimos manezinhos Darci e Dona Bilica prometem colocar todo mundo para rir, seguidos pela banda Dazaranha –músicos locais com expressão nacional – e pelo Maracatu do Arrasta Ilha. Os irmãos Max de Castro e Simoninha encerram a primeira noite da Maratona Cultural com o “Baile do Simonal”, em uma homenagem ao pai, Wilson Simonal.

No sábado (26), é hora da programação se disseminar pela Ilha em suas mais distintas formas de expressão. Música, teatro, dança, cinema, artes plásticas, arte urbana, circo; o melhor da cultura catarinense em todos os cantos da cidade, em todos os horários e para todas as idades. Na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, terá contagem de história para adultos, com o espetáculo “Mais Tarde talvez fosse ela”, a dança contemporânea de “A saudade é como um líquido que transborda ou, para Teresa” e a música de Tijuquera e Moraes Moreira. Já o Parque de Coqueiros, no continente, transforma-se em uma verdadeira arena de dança, com apresentações de coreografias de diversos estilos. Para quem prefere música, o Parque também será palco das conhecidas bandas “Samba aí”, Mirábilis e John Bala Jones.

No Centro da cidade as opções são os espetáculos teatrais no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o samba de roda no Mercado Público, a música eletrônica com intervenções na escadaria do Rosário e as exposições e sessões de cinema no Palácio Cruz e Sousa, a partir das 11h. Entram no roteiro a rua Felipe Schmidt, a Catedral Metropolitana, o teatro Armação, o Forte de Santa Bárbara, o Teatro da Ubro e a Galeria Pedro Paulo Vecchietti, com uma ampla e diversificada gama de atrações. Para quem prefere o teatro e a dança, existem opções durante todo o sábado, como os espetáculos “Uma Lady McBeth” e o “Menino do Dedo Verde”, na UFSC; e “Beatriz”, na UDESC.

No Sul da Ilha, o Floripa Instrumental integra a programação da Maratona Cultural, levando para o Ribeirão da Ilha grandes nomes da música instrumental catarinense com convidados como Yamandú Costa. Já em Santo Antônio de Lisboa, o folclore catarinense estará presente com o cortejo Gira Coro, Boi de Mamão e apresentações de Jazz, MPB, teatro e dança. A produção autoral de música catarinense terá a Célula Cultural, no bairro João Paulo, como principal endereço, com shows das bandas Antônio Rossa, Da Caverna, Skrotes, entre outros nomes escalados, a partir das 21h.

A Maratona continua no domingo (27), com o aclamado espetáculo de dança contemporânea “Entre Contenções”, às 13h30, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. No Parque de Coqueiros, a música erudita estará presente com Quarteto Unisul, Orquestra de Câmara e Madrigal da UFSC, Polyphonia Khoros e Orquestra de Cordas da Ilha.

Dando um giro pelo centro da cidade é possível prestigiar a Filarmonia Santa Catarina com o concerto “Múltiplos Solistas”, às 11h, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, ou a exposição “Maratona Fotográfica 2011”, no Forte Santa Bárbara. As atrações continuam na Praça Portugal (Trapiche da Beira-Mar Norte) com shows musicais, dança e teatro a partir das 10h.

A música continua na Célula Cultural com os shows das bandas de rock Blame, Encore, Califaliza, Bloomy e Stormental, que retorna a Santa Catarina depois de um longo período sem pisar em nossos palcos. Às 20h, no palco da Beira-mar, uma homenagem ao poeta e sambista Noel Rosa, com Paulo Miklos (Titãs) e Quinteto em Branco e Preto, encerra a programação.

Durante todos os dias da Maratona Cultural uma série de ações de intervenção urbana serão realizadas em diferentes pontos da cidade, como a participação na Cow Parade, intervenções circenses e grafitismo. Lembrando que toda a programação da Maratona Cultural é gratuita e está detalhada no site www.maratonacultural.com.

A Maratona Cultural conta com a curadoria artística da jornalista Ligia Gastaldi; Patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.

Acompanhe a programação da Maratona Cultural em nossas mídias:
Site: www.maratonacultural.com
Facebook: www.facebook.com/MaratonaCultural
Twitter: @MaratonaCult

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img