17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Projeto Intersecções estréia três espetáculos solos em Florianópolis

spot_img

Projeto Intersecções estréia três espetáculos solos em Florianópolis

spot_imgspot_img

Peças foram produzidas através do intercâmbio entre artistas nos últimos três meses

Florianópolis vai poder conferir nos palcos o resultado de uma iniciativa inovadora: os três espetáculos do Projeto Intersecções – Intercâmbio de Solos Teatrais, que foram concebidos através da troca de experiência entre artistas da Cia. Experimentus e convidados de diversas formações artísticas.

O projeto, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009, iniciou em julho com o encontro “Diálogos sobre solos”, que reuniu artistas catarinenses de cinema, música, dança, literatura e artes plásticas. A partir deste encontro, tiveram início três projetos distintos, que agora chegam aos palcos em forma de espetáculos solos.

Um deles é “Contos Notívagos”, um trabalho que explora o universo do teatro de bonecos e objetos para o público adulto. Com manipulação e direção de Marcelo F. de Souza, o espetáculo ambientado em um programa de rádio noturno foi criado a partir dos contos do escritor argentino Alejandro Dolina e de poemas de Bento Nascimento.

“Emoções Baratas (ou Eu te amo Glória Pires)” é um trabalho tragicômico inspirado em elementos da cultura pop e do universo kitsch. O texto foi construído durante o processo de ensaios junto ao escritor e dramaturgo blumenauense Gregory Haertel. Em cena está o ator Daniel Olivetto com direção de Renato Turnes.

“Luísa” é uma montagem que dialoga com diferentes tipos de espaços cênicos, criada a partir do texto do dramaturgo e encenador argentino Daniel Veronese. Com atuação de Sandra Knoll, cenário de Roberto Gorgati e direção de Barbara Biscaro, o espetáculo fala da espera de um amor, uma narrativa que mistura memórias reais ou criadas. O espetáculo tem capacidade de público reduzida a 40 pessoas por sessão.

Em Itajaí, as apresentações acontecem na Livraria CasAberta e no Teatro Municipal, nos dias 18 e 19 de novembro, a preços populares. E em Florianópolis, onde o projeto conta com o apoio do SESC e da Fundação Badesc, a entrada é gratuita. As atividades vão de 24 a 27 de novembro.

Além das apresentações, haverá dois bate papos com o público sobre o Projeto Intersecções. Em Itajaí, a conversa acontece no dia 19, depois do espetáculo “Emoções Baratas” e, em Florianópolis, no dia 24, após o espetáculo “Contos Notívagos”. (Confira a programação completa abaixo).

O projeto

O projeto Intersecções é uma iniciativa da Cia. Experimentus Teatrais concebida pelos atores e produtores teatrais Barbara Biscaro, Daniel Olivetto, Marcelo de Souza, Renato Turnes, e Sandra Knol. No ano passado, o Projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009.

Na primeira etapa do projeto aconteceu em julho, o encontro “Diálogos sobre o Solo”, reuniu 14 artistas catarinenses de distintas formações artísticas para debater os projetos solo. Entre eles, a diretora artística e dançarina Elke Siedler, o compositor e pianista Alberto Heller e o editor, escritor e roteirista Fábio Bruggemann. O grupo refletiu sobre a composição solo, suas especificidades, contradições suas semelhanças nas distintas linguagens artísticas.

A Cia Experimentus

Fundada em 1999 na cidade de Itajaí (SC), a Cia Experimentus Teatrais se dedica à montagem de espetáculos para crianças e adultos, construindo sua própria dramaturgia a partir de obras literárias ou fragmentos de textos teatrais, em processos criativos de amplo diálogo com o ator. Em 12 anos de trabalho realizou outras seis montagens além de diversos projetos de formação e circulação.

SERVIÇO

FLORIANÓPOLIS

Dia 24/ 11- Quarta
20h – “Emoções Baratas” – Teatro SESC Prainha
21h – “Contos Notívagos” – Teatro SESC Prainha

Dia 25/11 – Quinta
20h –“Luisa” – Fundação BADESC
21h – “Contos Notívagos” – Teatro SESC Prainha
21h40 – Bate-papo sobre os espetáculos do Projeto SESC Prainha – Florianópolis. Entrada Franca

Dia 26/11 – Sexta
20h – “Luisa” – Fundação BADESC – Entrada Franca
21h – “Emoções Baratas” – Teatro SESC Prainha – Entrada Franca

Dia 27/11 – Sábado
19h – “Emoções Baratas” – SESC Prainha [Teatro] – Entrada Franca
20h – “Luisa” – SESC Prainha [Espaço Externo] – Entrada Franca
21h – “Contos Notívagos” – SESC Prainha [Teatro] – Entrada Franca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img