21.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

"e;Cinema, Chá & Cultura"e; exibe Caravaggio nesta sexta-feira

spot_img

"e;Cinema, Chá & Cultura"e; exibe Caravaggio nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

A próxima sessão do Cinema, Chá & Cultura ocorre no dia 9 de setembro (sexta-feira), às 19h, com a exibição do filme Caravaggio (1986), dirigido pelo inglês Derek Jarman. Considerado por diversos críticos como o melhor trabalho de Jarman, a obra conduz o espectador pelas contradições entre as crenças religiosas e a identidade sexual do pintor italiano. Participam da organização do evento Cinema, Chá e Cultura os docentes do Centro de Artes da UDESC, Brígida Miranda e Leon de Paula. O encontro é gratuito e aberto ao público.

No filme, Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry) tem sua história contada em flashbacks, recordando fatos de sua curta existência e mostrando sua infância, as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um jogador muito atraente. A mediadora convidada para o debate após o filme é a artista plástica, percussionista e professora Talita Esquivel. Talita possui graduação em Educação Artística/Artes Plásticas, pela UFPR, especialização em História e Teorias da Arte pela UEL/PR e Mestrado em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes da UDESC. Atua como professora colaboradora no CEART e artista plástica com foco em pintura, desenho, fotografia, vídeo e objeto. Já participou de exposições coletivas na ARC Gallery em Chicago, na Galeria do CAMAC, França, e na Fundação BADESC, dentre outras.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias e cinematográficas da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Daniel Serrevalle (UFSC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Serviço
Caravaggio
Cinema, Chá & Cultura
Data: 05/09
Horário: 19h
Local: Fundação Cultural BADESC – R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis
Evento gratuito e aberto ao público

Mais informações
Fundação Cultural BADESC – 3224-8846, fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa de Florianópolis
R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696, recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img