27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

“A Casa de Chá do Luar de Agosto” no Cinema, Chá & Cultura nesta sexta-feira

spot_img

“A Casa de Chá do Luar de Agosto” no Cinema, Chá & Cultura nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Neste segundo semestre, o Cinema, Chá & Cultura retorna no dia 26 de agosto (sexta-feira), às 19 horas, exibindo o filme A Casa de Chá do Luar de Agosto (The Teahouse of the August Moon), dirigido por Daniel Mann. Este filme de 1956, mais que uma comédia de entretenimento, bem-feita e divertida, trata de uma questão delicada Logo após a Segunda Guerra Mundial, o capitão Fisby (Glenn Ford ) é enviado ao interior do Japão para ensinar democracia à população. O primeiro passo seria construir uma escola, mas os alunos, depois de explicar suas tradições ao capitão, por meio de um intérprete – Marlon Brando, como o japonês Sakini! –, tentam persuadi-lo a construir o que mais interessa a eles: uma casa de chá.

A mediadora neste encontro é Maria Cecília de Miranda N. Coelho, que é Mestre em Filosofia (USP), doutora em Letras Clássicas (USP, com estágio de doutoramento na Brown University), pós-doutora pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (FALE-UFMG). Pesquisadora nas áreas de retórica e filosofia gregas, e também recepção da literatura grega no cinema, é uma das organizadoras do livro Cinema – lanterna mágica da história e da mitologia (EdUFSC, 2009). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Filosofia da UFMG e Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias e cinematográficas da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente.

Para os organizadores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Daniel Serravalle (UFSC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Informações:

Fundação BADESC, rua Visconde de de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846

Cultura Inglesa de Florianópolis, rua Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img