19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Reabertura do Espaço Cultural do BRDE e exposição de Quim Alcantara

spot_img

Reabertura do Espaço Cultural do BRDE e exposição de Quim Alcantara

spot_imgspot_img

Atento às mudanças climáticas e suas conseqüências desde a infância, o paulista Joaquim Alcantara resolveu expressar em telas e tecidos o alerta: você também faz parte disso! Na exposição “Ora bolas. E eu com isso?”, Quim, como assina, usa círculos e sobreposição de elementos ao compor seus quadros. A abertura da mostra será segunda-feira, 14 de fevereiro, no Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE.

O questionamento é legítimo: cada vez mais frequentes, os desastres naturais oscilam entre a escassez – como as secas – e a abundância – como as enchentes. Em ambos os casos, lembra o artista, são os humanos aqueles que mais sofrem. “Vejo que não aprendemos a conviver com a natureza”, sentencia. Através de imagens compostas unicamente por círculos, seus trabalhos, repletos de cores, são ícones de esperança, paz e prosperidade.

Essa será sua primeira exposição individual, mas a intimidade com o pincel vem da infância, quando visitava os ateliês das tias. Resolveu cursar artes na Escola Panamericana e desenho industrial na Fundação Álvares Penteado (FAAP) e trabalhou por cinco anos no Atelier Gogó e Pimpa, em São Paulo. Nos últimos anos, deu uma parada na vida artística para se dedicar ao design e ao marketing, e em 2009 voltou ao cavalete. Pintando com tinta acrílica sobre telas com madeira certificada ou em restos de tecidos orgânicos, Quim tenta ser coerente em cada detalhe.

O esforço vale a pena. No ano passado, foi o único brasileiro chamado para participar do Buffalo Infringement Festival, evento voltado para questões ambientais, em Nova Iorque. A mostra que acontece no BRDE é uma ampliação das idéias apresentadas no festival. Em São Paulo, expôs no V Salão de Verão; participou da intervenção Vídeo Guerrilha, realizada na rua Augusta; na galeria Mali Villas-Bôas, entre outros. Movido pelo encanto das cores e formas, o artista não vê o tempo passar ao criar. “Se eu pudesse não pararia nunca. Quando estou pintando fico sem sono, sem fome…”, revela.

Exposição “Ora bolas. E eu com isso?”
Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE
Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis
Abertura: 14 de fevereiro de 2011, às 19h
Visitação: 15 de fevereiro a 04 de março, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Evento gratuito e aberto ao público

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img