22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Recicla Bem Floripa promove conscientização ambiental no Centro Histórico

spot_img

Recicla Bem Floripa promove conscientização ambiental no Centro Histórico

spot_imgspot_img

Na próxima quarta-feira (26/10), entre 9h e 17h, voluntários do Grupo Interinstitucional sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS) irão percorrer ruas do Centro da cidade distribuindo material informativo e conversando com os lojistas sobre a forma correta de separação, acondicionamento e disponibilização para coleta dos resíduos de toda natureza. Será a segunda edição do “Recicla Bem Floripa, Centro Histórico”, iniciativa que tem o objetivo de melhorar os indicadores de coleta, separação e tratamento dos resíduos recicláveis.

A ação é coordenada pela CDL e FloripAmanhã através do GIRS e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Os voluntários participarão de um treinamento na sexta-feira (21/10), no SEBRAE (Av. Osmar Cunha 278), em dois horários, a escolha do voluntário, das 09h00 às 12h00 ou das 14h00 às 17h00. E nesta quinta (20/10) será realizada reunião de trabalho do GIRS, a partir das 15h30, na Comcap do Itacorubi.

Na primeira etapa do Recicla Bem Floripa, Centro Histórico, realizada no dia nove de agosto, 36 voluntários realizaram 260 abordagens em estabelecimentos comerciais (87% do total), de serviços (12%) ou órgãos públicos (1%) localizados nas quadras entre as ruas Arcipreste Paiva e Jerônimo Coelho, e entre a Vidal Ramos e a Conselheiro Mafra. As principais dificuldades apontadas pelos lojistas para cumprir os critérios exigidos pela Prefeitura são relacionadas com contentores. Do total entrevistado, 25,9% reclamaram da dificuldade na aquisição do contentor, seja por não encontrar para comprar, seja pelo custo, ou ainda devido a falta de espaço para guardar os contentores no interior do estabelecimento ou mesmo da frequente quebra ou roubo do contentor ou de suas partes.

O desconhecimento das cores dos sacos plásticos e a dificuldade em encontrar sacos transparentes para comprar foram apontados como problemas por 14,8% dos lojistas, enquanto a dificuldade em depositar os resíduos no horário estabelecido, sobretudo aos sábados, foi citada por 13% dos entrevistados.

O GIRS pretende promover com suas ações mudanças na forma como as pessoas enxergam o “lixo”, um aumento na geração de renda ao catador, uma destinação final adequada aos resíduos sólidos e uma transformação na paisagem do Centro Histórico de Florianópolis. Atualmente, devido ao alto índice de disposição incorreta dos resíduos, grande parte deste material ainda é encaminhado ao aterro sanitário, com enormes perdas econômicas e ambientais.

No entanto, segundo a percepção dos integrantes do GIRS, o volume de resíduos recicláveis coletados está aumentando em Florianópolis. O trabalho do GIRS está contribuindo para isso, e, e embora ainda longe do ideal, já começa a surgir uma dificuldade no município em conseguir tratar adequadamente o material coletado. Os investimentos e as políticas publicar precisam levar em conta esta situação para que o necessário aumento do material reciclável coletado não gere um novo problema.

Grupo Interinstitucional sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS)

O GIRS é um grupo com cerca de 50 entidades representativas, públicas e privadas, que se dispõe a estudar, debater e encontrar soluções para a problemática dos resíduos sólidos da cidade de Florianópolis. É um trabalho voluntário e cidadão que se originou na grande preocupação destas entidades na melhoria dos processos e gestão sobre os resíduos sólidos, buscando desenvolver conjuntamente soluções com a administração pública municipal.

O Grupo Gestor do Fórum Interinstitucional de Resíduos Sólidos conta com a participação da FloripAmanhã, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Nosso Lixo, CDI (Comitê para Democratização da Informática-SC), COMCAP, Banco do Brasil, ICOM e Instituto Vonpar.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img